Professor Og DeSouza desmistifica método científico durante palestra online

Com o tema “Tudo o que você precisa saber sobre método científico”, o professor Og DeSouza ministrou no dia 18 de maio, pela internet, uma palestra em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atendendo ao convite da professora Maria Avany Bezerra Gusmão, da UEPB, o pesquisador da Entomologia UFV buscou desmistificar o método científico, mostrando aos participantes, entre mestrandos e doutorandos, que “o processo é bem mais simples do que normalmente se pensa”.

Realizada via Google Meet, “a palestra explorou a ideia de que o método científico nada mais é do que a aplicação da lógica à busca do conhecimento. Basta: (i) observar um fenômeno, (ii) perguntar ‘por que’ o fenômeno ocorre, (iii) criar explicações candidatas que se baseiam necessariamente em conhecimento prévio e finalmente, (iv) criar um teste que permita pôr à prova tais explicações. O papel do cientista é tentar a todo custo encontrar um teste que mostre ser FALSA a explicação-candidata. A cada vez que eliminamos uma dessas explicações, estamos mais próximos da verdade. Estas explicações-candidatas são as famosas ‘hipóteses’” – explica o professor da UFV.

Reconhecendo “o amplo conhecimento do professor Og sobre esta temática”, a professora Maria Avany não pensou duas vezes em convidá-lo para ministrar uma palestra como parte das atividades da disciplina Ecologia Teórica, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UEPB. A instituição deu continuidade às atividades acadêmicas, com uma programação online, durante a pandemia provocada pelo novo coronavirus. “A participação tem sido aceita e muito bem comentada pelos nossos alunos. Uma forma de os manter ativos e de lhes dar uma atenção especial neste momento tão difícil. A participação em nossas aulas virtuais tem sido maciça, nas duas modalidades de ensino: mestrado e doutorado. Na sala virtual da palestra do professor Og tínhamos quase 50 pessoas” – destaca a professora da UEPB.