Professor Marcelo Picanço conquista Medalha de Ouro do Mérito em Pesquisa

1 Medalha_UFV_22

Pelo terceiro ano consecutivo, o Departamento de Entomologia da UFV tem um de seus docentes agraciado com a Medalha de Ouro do Mérito em Pesquisa. Neste ano, o reconhecimento foi conferido ao professor Marcelo Coutinho Picanço, pesquisador de referência na área de manejo integrado de pragas. Professor Titular da UFV, Picanço é bolsista de Produtividade em Pesquisa de Nível 1A do CNPq. O seu currículo soma mais de 300 artigos publicados em periódicos científicos, 771 trabalhos em anais de eventos e 36 capítulos de livros, e a edição de seis livros. No Google Acadêmico, suas publicações já alcançaram mais de 6200 citações.

Professor da UFV desde 1992, a sua relação com a instituição começou 14 anos antes, ainda na graduação, quando ele ingressou no curso de Agronomia, no ano de 1978. Concluída a graduação, ele fez mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal), na UFV e em seguida, doutorado na mesma área. Logo depois, iniciou a carreira docente.

2 Medalha_UFV_19Ao longo desses 26 anos dedicados à pesquisa, extensão e ao ensino, Picanço já contribuiu com a formação de vários profissionais, uma formação que vai além do conhecimento técnico e científico. Os estudantes que já integraram a sua equipe são unânimes em destacar a participação dele na sua formação integral, com repasse de valores e ensinamentos que os norteiam na vida. Em muitos momentos a figura do orientador se mescla à de pai, amigo e conselheiro. Passando pelos diferentes níveis de formação, o número de orientações ultrapassa 550, entre pós-doutores, estudantes de doutorado, mestrado, Iniciação Científica e de pós-graduação Lato Sensu. Atualmente, ele supervisiona dois pós-doutores e orienta nove doutorandos, sete mestrandos e 23 estudantes em Iniciação Científica.

Além do suporte da sua equipe no Laboratório de Manejo Integrado de Pragas, o pesquisador conta uma grande rede de colaboradores na própria UFV e em outras instituições de pesquisa, dentro e fora do Brasil. Ao todo, ele já interagiu com 570 colaboradores em seus trabalhos científicos, desenvolvidos nas áreas de controle biológico de pragas, ecotoxicologia e impacto ambiental de sistemas de cultivo, manejo integrado de pragas, sistemas de tomada de decisão de controle, bioecologia de pragas e manejo de pragas em agricultura orgânica.

Em âmbito internacional, os artigos de sua autoria sobre a traça-do-tomateiro são referência para a comunidade científica. Com a introdução dessa praga na Europa e subsequente expansão para o norte da África, o pesquisador prestou consultoria a países europeus, dada à relevância de seus estudos sobre manejo da traça-do-tomateiro.

Esta é apenas uma pequena mostra de quem é e de tudo que representa o professor Marcelo Coutinho Picanço, medalhista de Ouro do Mérito em Pesquisa, agraciado pela UFV no dia 28 de agosto, durante as comemorações dos 92 anos da instituição.

 Lembrando que este é o terceiro ano seguido que o jovem Departamento de Entomologia, criado em 2011, tem a honra de ter reconhecido o mérito de um de seus pesquisadores. Em 2017, o professor Raul Narciso Carvalho Guedes foi o homenageado. Em 2016, o professor José Cola Zanuncio. E agora, o professor Marcelo Coutinho Picanço. Vida longa ao Departamento de Entomologia e aos nossos pesquisadores!

4 Comments on “Professor Marcelo Picanço conquista Medalha de Ouro do Mérito em Pesquisa

  1. Parabéns Marcelo. Fico muito feliz por ver você receber esta homenagem. FELICIDADES há quanto tempo não nos vemos….acho que desdo curso ginasial. Kkkk coloca tempo nisso….

  2. Olá Marcelo, alegria muito grande pela sua conquista. Para mim, foi uma oportunidade de recordar a sua trajetória que coincidiu em parte com Minha própria. Espero em breve poder lhe lhe fazer uma visita e lhe dar um abraço. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>