Professor Lessando Gontijo é o novo orientador do PPG Entomologia

O Programa de Pós-Graduação em Entomologia passa a contar com mais um orientador credenciado, o professor Lessando Moreira Gontijo. Professor da UFV desde 2014, no campus Florestal, Lessando se dedica a estudos voltados à ecologia aplicada, com foco no controle biológico conservativo e aumentativo. 

A chegada de Lessando marca o reencontro dele com o campus de Viçosa, onde o pesquisador se graduou e realizou, mais tarde, pós-doutorado. “A entomologia entrou na minha vida logo no início da graduação (em Agronomia). Pouco depois que cheguei em Viçosa, vi um anúncio que recrutava estagiários na entomologia, para trabalhar com o professor Marcelo Picanço. Fui, e ali fiquei por quatro anos e meio, praticamente a graduação toda”, conta. Em seguida, o pesquisador se mudou para os Estados Unidos, onde passou pela University of Minnesota, para um intercâmbio, pela Kansas State University, para o mestrado em Entomologia, e pela Washington State University, para o PhD, também em Entomologia. 

A volta ao Brasil aconteceu para a realização do pós-doutorado, através do Programa Ciência sem Fronteiras, desta vez na UFV, sob orientação do professor Raul Guedes. Em seguida, ele foi aprovado em concurso para lecionar no Instituto Federal Goiano, em Goiás, e, pouco tempo depois, conseguiu a transferência para Florestal. Na UFV, ele também orienta estudantes de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários

“Poder expandir minha atuação entrando num programa como a Entomologia é muito bom, porque terei mais espaço para implementar ideias e projetos”, avalia ele, destacando a oportunidade de trabalhar com professores que fizeram parte de sua formação. “Poderei coorientar e colaborar com professores de grande calibre, que já estão há anos na área, em um Programa que tem nota máxima na Capes.”

Lessando passa imediatamente a integrar o grupo de orientadores do programa, e se prepara para ministrar, já no próximo semestre, a disciplina “Estatística Aplicada à Ecologia de Insetos”, em inglês. “A intenção é que ela seja ofertada também a estudantes de fora do país, que assistem à distância e, por isso, manteremos o formato remoto.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *