Professor Frederico Salles é novo editor-chefe da Revista Brasileira de Entomologia

O professor Frederico Salles, do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, assumiu, neste início de 2021, o cargo de editor-chefe da Revista Brasileira de Entomologia (RBE). Frederico, que está à frente do Museu de Entomologia da UFV, era editor associado da publicação há três anos. A revista é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Entomologia, dedicada à divulgação de trabalhos originais, de autores brasileiros e estrangeiros, com foco em sistemática, diversidade e evolução dos insetos. 

“É sem dúvida alguma uma enorme honra, e que vem acompanhada de uma responsabilidade ainda maior. No nosso dia-a-dia, que já envolve aulas, orientações, pesquisas e atividades de extensão e administrativas, é uma atividade que sem dúvida tomará um tempo precioso. Contudo, acho gratificante poder contribuir mais diretamente com a Sociedade Brasileira de Entomologia e interagir com os diversos pesquisadores, brasileiros e internacionais, envolvidos com todo o processo de publicação. Está sendo, sem dúvida alguma, um grande aprendizado para mim”, diz Frederico, destacando a atuação da revista ao longo dos últimos anos. “A RBE vem passando por um crescimento importante nos últimos anos, em termos de qualidade perante as métricas de avaliação, de visibilidade e internacionalização. Minha colaboração vem no sentido de manter esse desempenho e tornar a RBE ainda mais atraente, não só para pesquisadores brasileiros mas também para estrangeiros”, planeja. 

Além de contribuir como editor associado da RBE por três anos, Frederico acumulou ao longo de sua carreira experiência também na editoria de outras duas publicações: Annales de Limnologie, entre 2010 e 2014, trabalhando com manuscritos voltados para sistemática de insetos aquáticos; e Zootaxa, nos dez últimos anos. “Na Zootaxa trabalhei especificamente com os artigos voltados ao meu grupo de trabalho, os insetos da ordem Ephemeroptera. Essa, portanto, é a primeira vez que assumo o cargo de editor-chefe.” 

Criada na década de 1950, a RBE é uma das mais tradicionais revistas de Entomologia do Brasil, tendo publicado mais de 60 volumes e centenas de fascículos. “Historicamente a revista teve uma forte tradição na publicação de artigos voltados para a sistemática de insetos, contribuindo assim de forma significativa para o conhecimento da nossa biodiversidade. Atualmente, no entanto, há um equilíbrio maior entre as áreas da entomologia e muitos são os manuscritos submetidos e publicados que abordam estudos voltados para ecologia, controle biológico, entomologia médica e veterinária, entre outras”, conta Frederico. Para o pesquisador, esse histórico torna a revista um dos principais veículos de publicação para os profissionais de entomologia que atuam no país e também indica seu grande potencial para atrair ainda mais a participação de pesquisadores estrangeiros. 

Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *