Professor da Unimontes ministra curso intensivo de R para estudantes da Entomologia

O professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Ronaldo Reis Júnior, esteve em Viçosa na última semana para ministrar um curso sobre o programa R, software livre utilizado para análises estatísticas. Oferecido como uma disciplina de tópicos especiais, o curso reuniu durante cinco dias, em período integral, 20 estudantes da Entomologia. A realização do curso de R foi um pedido dos próprios alunos que desejam aprender sobre “o pacote de estatística mais completo que existe”.

Ao oferecer uma disciplina condensada, o principal objetivo é que os alunos entendam como o Programa funciona. De acordo com o  professor, “não tem que decorar nenhum comando. Tem que entender como o R funciona e aprender a procurar os comandos”. Esta não foi a primeira vez que Ronaldo esteve em Viçosa com a missão de ensinar aos alunos estatística utilizando o R. E certamente também não será a última, tendo em vista que outros estudantes já demonstraram interesse pelo curso e a parceria entre Ronaldo e a Entomologia é de longa data. Para ele é sempre um prazer retornar à UFV, onde fez a graduação em Ciências Biológicas e o mestrado em Entomologia.

Profundo conhecedor do R e usuário assíduo do Programa desde 2000, Ronaldo deixa claro que não é estatístico. “Eu devo ter sido um dos primeiros não estatísticos a utilizar o R no Brasil. Conheci o R na Esalq, durante o meu doutorado, e comecei a utilizá-lo. Em 2002, trouxe o R para a UFV e apresentei ao professor da Entomologia, Og DeSouza”.  O biólogo foi responsável por introduzir o R não apenas na Entomologia, mas em toda a UFV.

Iniciantes podem ter receio do Programa, achando que ele é difícil. Mas Ronaldo explica que “o R muda o paradigma de uso do computador, muda o costume das pessoas de sair só clicando. O Programa exige digitação de comandos e o seu uso não pode ser aleatório. O que é uma grande vantagem porque para fazer uma análise estatística você vai ter que aprender. O R força a estudar sobre as análises, não tem jeito de alguém fazer sem saber”.

O Programa apresenta uma interface gráfica criada para facilitar o aprendizado  dos novos usuários. Contudo, o professor Ronaldo alerta: “tudo bem usar a interface para aprender o R, mas eu não aconselho usá-la no dia-a-dia. A interface facilita, mas o usuário perde em flexibilidade. A interface só oferece os parâmetros pré-estabelecidos pelo autor”.

Além da flexibilidade, o professor destaca que “a grande vantagem do R é o fato dele ser um programa livre e gratuito. Você não precisa piratear nem comprar. Por ser um programa de código aberto, ele é muito cooperativo. Existe uma comunidade que atrai vários desenvolvedores que vão aperfeiçoando o R. Alguém constrói um pacote com funções para uso próprio e depois repassa gratuitamente aos outros usuários. Por causa dessa cooperação, o Programa se desenvolve muito”.