Professor da Entomologia colabora na elaboração de catálogo online da fauna brasileira

O Catalogo Taxonômico da Fauna Brasileira (CTFB) está prestes a se tornar realidade. O CTFB vai reunir e disponibilizar todos os dados científicos existentes sobre espécies brasileiras, inclusive de insetos, permitindo aos usuários uma busca confiável de informações. A iniciativa conta com a colaboração de vários coordenadores de grupos taxonômicos. O professor da Entomologia UFV, Paulo Sérgio Fiuza, é um dos colaboradores. Ele foi convidado para catalogar as espécies de percevejos da família Miridae (Ordem Hemiptera, Subordem Heteroptera).

O professor Fiuza avalia que “nada se conserva ou se preserva, ou se utiliza os recursos naturais de forma racional, se não se conhece os elementos que formam os ecossistemas e suas inter-relações que levam à sobrevivência e à dinâmica evolutiva do ecossistema. Muitas reuniões internacionais sobre o epíteto de ECO foram realizadas com o intento de melhorar as relações do ser humano com a natureza para uma qualidade de vida melhor entre os seres humanos e sua sobrevivência. No entanto, muitas decisões foram postadas, mas muitas delas não puderam ser colocadas em prática porque não se conhece a biodiversidade do planeta. Assim, as autoridades se viram pressionadas pela lógica e alarde dos cientistas ambientalistas, a estabelecerem programas de incentivo ao estudo da biodiversidade, como a formação de taxonomistas e a criação de coleções científicas. Aqui no Brasil, embora antes tarde do que nunca, surgiu esta iniciativa de pesquisadores em organizar, informatizar e divulgar a fauna brasileira”.

O Catalogo Taxonômico da Fauna Brasileira é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Zoologia, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto está sendo coordenado pelo Museu de Zoologia/USP. Para a execução do projeto, foram convidados taxonomistas zoólogos do Brasil. “Vamos envidar esforços, cada um no seu grupo, para reunir o que já existe publicado sobre nossa fauna. Da minha parte, fui convidado para catalogar as espécies de percevejos da família Miridae, que no Brasil é representada por aproximadamente 1.100 espécies” – destaca Fiuza.

O CTFB representa um grande empreendimento da taxonomia no Brasil. O professor da Entomologia enfatiza que “embora esse catálogo vá representar uma porcentagem muito pequena da verdadeira diversidade, principalmente em se tratando de insetos, já é um grande passo para dar suporte e subsídios mais seguros ao entendimento da nossa fauna, e uma partida para a inclusão e ampliação de novos dados da fauna brasileira, a primeira em biodiversidade do planeta”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *