Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFV destaca características da Entomologia

O Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV vem mantendo a sua excelência ao longo do tempo. Nos últimos nove anos, o programa recebeu o conceito máximo – 7 nas Avaliações Trienais da Capes. A excelente nota reflete o trabalho dos orientadores, estudantes, comissão coordenadora e dos técnicos envolvidos.

O bom resultado deste esforço coletivo foi reafirmado no dia 10 de dezembro, com a divulgação do resultado da Avaliação Trienal 2013. Alguns dias antes, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFV, Eduardo Mizubuti, destacou algumas características e ações da Entomologia, que contribuem para a manutenção da sua excelência.

Para o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, a Entomologia deixou de ser apenas agrícola, e passou a ser um sistema integrado, incorporando novas linhas de pesquisa, como por exemplo, com fungos e ácaros. Isso fez com que o campo de atuação se tornasse mais abrangente, mais complexo.

Outro diferencial seria a interdisciplinaridade do Programa, que envolve docentes de vários departamentos da UFV. Além do próprio Departamento de Entomologia, o programa tem orientadores da Biologia Animal, Biologia Geral, Bioquímica e Engenharia Agrícola. E ainda conta com dois pesquisadores colaboradores de outras instituições. Mizubuti afirma que a interdisciplinaridade trouxe oxigenação para a Entomologia, que, por sua vez, ganhou muito estruturalmente.

A internacionalização das pesquisas vem sendo intensamente trabalhada pela UFV. A instituição tem buscado ampliar as parcerias para viabilizar a dupla diplomação de estudantes. Ao todo, na UFV, quatro convenções de dupla diplomação já foram firmadas. Mizubuti destaca que a Entomologia é uma das pioneiras na instituição, sendo que uma das convenções firmadas refere-se a um estudante do Programa.

O estudante do doutorado em Entomologia, Wagner Faria Barbosa, orientando do professor Raul Narciso Guedes, está na Bélgica fazendo doutorado sanduíche na Universidade de Ghent, de onde virá com o título de doutor. Já ocorreu o aceite da Bélgica para a sua dupla diplomação e o processo encontra-se em andamento na UFV. Mizubuti destaca que este tipo de parceria é fundamental, pois amplia o universo de trabalho dos profissionais que são formados.