Pesquisadores têm trabalhos premiados no Simpósio de Insetos Aquáticos Neotropicais

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Entomologia participaram na última semana do VI Simpósio de Insetos Aquáticos Neotropicais. O professor e orientador Frederico Salles, que já esteve entre os organizadores do evento, foi à Ilhéus, na Bahia, acompanhado de cinco orientandos, entre mestrandos e doutorandos, além de dois pesquisadores que, já aprovados, ingressam no programa no próximo semestre. Também estiveram presentes o doutorando Luís Salinas e o pós-doutorando Milton Campaz, ambos orientados pelo professor Eugênio Oliveira

O grupo participou do evento com apresentações orais e pôsteres e foi premiado em diversas categorias. “Nós do Museu de Entomologia ganhamos três prêmios. Ficamos em segundo lugar na apresentação oral de taxonomia, com uma chave que fizemos para identificação de insetos em uma disciplina da Pós-graduação (Prêmio Newton Dias dos Santos); o Tales Yann da Silva ficou em primeiro lugar nos pôsteres e o Pedro Rodrigues Júnior, aprovado pro mestrado, em segundo lugar (Prêmio Johann Friedrich Theodor Muller – Entomologia)”, conta Frederico. Milton Campaz recebeu o prêmio de segundo melhor poster na área de Ecologia.

O professor Frederico Salles participou da mesa redonda “Lista Vermelha dos Insetos Aquáticos”. “A gente tem dois grupos de insetos aquáticos avaliados na lista nacional – justamente Ephemeroptera, que eu coordeno, e Odonata, que quem coordena é o professor Paulo de Marco Junior, da Universidade Federal de Goiás. A mesa redonda era para que a gente contasse um pouco sobre a nossa experiência à frente da coordenação desses dois grupos e também para falar um pouco sobre os desafios e as perspectivas para o próximo período de avaliação”, explica.

Realizado pela sexta vez no Brasil, o simpósio é focado em insetos aquáticos da América Central e da América do Sul, e reúne tradicionalmente estudantes de graduação e pós-graduação.