Pesquisador holandês, orientador da Entomologia, recebe da UFV o título de Professor Honoris Causa

Com “muita honradez e humildade”, o professor da University of Amsterdam Arne Jansen recebeu da UFV o merecido título de Professor Honoris Causa. O título outorgado ao pesquisador holandês no dia 1º de outubro é conferido “a pessoas eminentes, nacionais ou estrangeiras, cujos trabalhos tenham contribuído excepcionalmente para o desenvolvimento da Universidade, do País, ou para o progresso da educação, da ciência, da tecnologia, das letras e das artes”. O professor Arne é uma dessas pessoas. Desde 1998, ele vem atuando ativamente na UFV, em especial no PPG em Entomologia, onde desenvolve pesquisas, contribui na produção científica e atua na formação de recursos humanos.

Professor_Arne_201928Elo de ligação entre a UFV e a University of Amsterdam, Arne já realizou 13 orientações e supervisões de PhDs e Pos-docs; 28 orientações e coorientações de brasileiros e holandeses, desenvolvidas parcial ou plenamente na Entomologia UFV. Com a participação de outros professores da instituição, já propôs cinco projetos de pesquisa, arrecadando cerca de cinco milhões de reais. Ministrou 1460h de cursos para mestrandos e doutorandos na UFV, incluindo treinamento em como escrever projetos e publicações científicas em inglês.

Professor_Arne_201947Atuando na área de ecologia, trabalhando principalmente com controle biológico, dinâmica populacional e comportamento, Arne já publicou em revistas científicas como: Nature, Science, Ecology Letters, Ecology, PlosOne, Journal of Animal Ecology, Oecologia, Oikos, Proceedings of the Royal Society, Biological Control e outras. Dos 160 artigos científicos que já publicou, 50 deles foram em parceria com pesquisadores da UFV e da Epamig-Viçosa.  Dentre os seus trabalhos, vale destacar Parasitoid Increases Survival of Its Pupae by Inducing Hosts to Fight Predators, realizado na UFV, que teve destaque da mídia internacional, obtendo mais de 25.800 visitas no site da revista, e que acabou gerando um verberte na Wikipedia.

Arne possui mestrado em Ecology pela Leiden University (1983) e doutorado em Ecology pela University of Amsterdam (1994). Professor da universidade holandesa e pesquisador colaborador da UFV, desde 2003, ele passa seis meses no Brasil e outros seis meses na Holanda. “A minha primeira visita a UFV foi em 1996. Em 2003, a relação se tornou mais intensa, quando eu passei a vir com mais frequência para Viçosa (MG). A relação com a UFV, principalmente com a Entomologia, sempre foi muita boa. Fui sempre muito bem recebido, mesmo no começo, quando não falava o Português. Além disso, fui sempre muito bem acolhido pelos inúmeros amigos e amigas que tive oportunidade de fazer por aqui” – descreve de forma despretensiosa e com a humildade que lhe é característica.

Conheça um pouco mais sobre o professor Arne e a sua relação com a UFV, no perfil que publicamos quando ele foi credenciado como orientador do PPG em Entomologia. Leia Perfil Arne Jansen