Pela primeira vez qualificação de doutorado em Produção Vegetal da UFT tem avaliador externo, da Entomologia UFV

Com grande satisfação, o professor Eugênio Eduardo de Oliveira retornou da cidade de Gurupi (TO), no mês de dezembro, após participar da qualificação de doutorado de Paulo Henrique Tschoeke, pelo Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pela primeira vez, o doutorado contou com a participação de um avaliador externo durante um exame de qualificação. A qualificação de Paulo Tschoeke foi a terceira do doutorado em Produção Vegetal da UFT, aprovado pela Capes em 2011.

Além de fazer o doutorado na UFT, sob a orientação do professor Gil Rodrigues Santos, Paulo é professor adjunto na mesma universidade. Parte da sua pesquisa de doutorado foi desenvolvida na UFV. Paulo passou quatro meses conduzindo experimentos e analisando dados de toxicologia, no Laboratório de Fisiologia e Neurobiologia de Invertebrados da UFV, coordenado pelo professor Eugênio.

Para o professor da Entomologia, “participar como primeiro avaliador externo  das qualificações de doutoramento deste recente e promissor programa é uma daquelas felizes coincidências. A visita ao campus de Gurupi e a interação com os estudantes e professores de lá foram  muito intensas e novas parcerias estão sendo estabelecidas”.

Essa é uma das várias colaborações que a Entomologia UFV tem com a UFT. Em parceria com o professor Renato de Almeida Sarmento, os orientadores Angelo Pallini, Arne Janssen, Eraldo Rodrigues de Lima e Marcelo Coutinho Picanço têm vários trabalhos em andamento. Renato Sarmento é egresso da Entomologia, onde concluiu o doutorado em 2007.