Cinco trabalhos desenvolvidos por orientadores da Entomologia foram apresentados durante a 61ª Reunião Anual da Sociedade Entomológica da América, realizada de 10 a 13 de novembro, em Austin, capital do estado do Texas (EUA). A delegação da UFV foi composta pelos professores: Eliseu José Guedes Pereira, Eugênio Eduardo de Oliveira, Gustavo Ferreira Martins e Raul Narciso Guedes.

O professor Eliseu apresentou o trabalho intitulado “Selection and characterization of a fall armyworm strain with resistance to Bt Cry1F corn”.

O trabalho apresentado pelo professor Eugênio foi: “Mutations in the transmembrane segment 6 of domain I regulate differential sensitivities of insect and mammalian sodium channels to pyrethroid insecticides”.

O professor Gustavo apresentou dois trabalhos: “Survival and behavioral disorders of Aedes aegypti larvae exposed to different insecticides e “Feeding antisera targeting the peritrophic matrix-associated proteins Ppchit1 and PpPer1 interferes with PM kinetics in the sand flies Phlebotomus papatasi and Lutzomyia longipalpis . Este último desenvolvido juntamente com estudantes do Departamento de Biologia Geral da UFV.

O professor Raul apresentou: “Beyond selectivity: Are behavioral avoidance and hormesis likely causes of pyrethroid-induced outbreaks of the southern red mite, Oligonychus ilicis?”.

A variedade de temas apresentada pelos pesquisadores da UFV reflete a própria diversidade que caracteriza as reuniões anuais da Sociedade Entomológica da América, um dos maiores eventos da área. Neste ano, o evento reuniu mais de 3.400 participantes, entre pesquisadores, professores, estudantes de pós e graduação, técnicos e consultores.

De acordo com o professor Raul, em se tratando de público, “o evento só perde para o Congresso Internacional e tem forte participação de estrangeiros, envolvendo também áreas de interseção com a Entomologia”. Ele considera a Reunião da Sociedade Entomológica bem interessante, por reunir uma série de eventos localizados, acomodando várias iniciativas dentro de um grande evento. Sessões científicas, palestras especiais sobre temas como apresentação e redação científica, e até um confronto entre universidades, num jogo de perguntas e respostas entre os participantes, compõem a diversificada programação. Ao final do evento, eles ainda promovem um dia de popularização da ciência voltado para a high school, aberta à visitação dos estudantes.

Para quem ficou interessado e deseja se programar para a próxima edição da Reunião da Sociedade Entomológica da América, o evento será realizado de 16 a 24 de novembro de 2014, em Portland, estado de Oregon (EUA).

One Comment on “Orientadores da Entomologia apresentam trabalhos na 61ª Reunião Anual da Sociedade Entomológica da América

1. Parabéns a todos responsáveis por este lindo trabalho, realmente a entomologia da ufv esta sendo referência mundial.