Novo semestre marca retomada das atividades presenciais na Entomologia

O Programa de Pós-Graduação em Entomologia retoma nesta segunda-feira, 07 de março, suas atividades presenciais. O retorno, que coincide com o início do primeiro semestre letivo de 2022, segue orientação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho Técnico da Pós-Graduação (CTP) da UFV, atingindo todas as disciplinas e atividades de pesquisa. Apenas disciplinas oferecidas em inglês ainda têm autorização para acontecer de forma remota. 

Depois de quase dois anos de afastamento do campus em função da pandemia do coronavírus, a expectativa entre os estudantes é grande. “Eu tenho reparado que muitos estão desgastados em função das aulas à distância. O modelo online exigiu mais do que achamos que exigiria, então a volta agora vai ser benéfica em vários sentidos – pelo contato com professores e colegas, pelas conexões com quem realiza outros trabalhos, coisas tão importantes para a pós-graduação”, diz Thales Orlando, representante discente na Comissão Coordenadora do Programa. “A pós-graduação nunca foi apenas escrever uma tese, uma dissertação. O contato com os demais sempre foi importante, e isso sem dúvida foi algo que faltou nestes últimos dois anos”. 

O coordenador da comissão, professor Gustavo Ferreira Martins, reforça os benefícios dos encontros presenciais, considerando exatamente a dinâmica própria dos cursos de pós-graduação. “São turmas pequenas e assuntos muito específicos, muito voltados para as pesquisas que realizamos. Envolve discussões, inclusive de artigos. Na minha experiência, e baseado em relatos, essa proximidade foi muito prejudicada no modo remoto.” A expectativa dele é que a presença dos estudantes no Campus potencialize a troca de experiências e conhecimento, enriquecendo a experiência também fora das salas de aula. “Imagino que os discentes, principalmente os que ingressaram em 2020, 2021 e 2022, estavam esperando muito para este retorno presencial. Encontrar, conhecer os colegas e professores fez falta”, diz Gustavo. 

Por decisão do Cepe – leia aqui – todos os estudantes, professores, técnicos e funcionários terceirizados devem estar vacinados, com ao menos duas doses, para participar de qualquer uma das atividades presenciais oferecidas pela UFV. O uso de máscara cobrindo boca e nariz também continua sendo obrigatório, em todos os espaços dos campi.

Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *