Missão do projeto ‘Entomologia e biodiversidade’ fortalece oportunidades de parceria com instituições britânicas

O professor orientador do Programa de Pós-graduação em Entomologia Simon Elliot realizou entre os dias 18 e 27 de junho a primeira missão do projeto “Entomologia e biodiversidade”, vinculado ao programa Capes/Print, na Inglaterra. Simon visitou quatro instituições de ensino – University College London, University of Lincoln, Lancaster University e University of Gloucestershire – com o objetivo de fortalecer as relações entre as instituições e promover a troca de experiências e de conhecimento entre os pesquisadores vinculados ao PPG e os colegas britânicos. 

“As conversas foram boas. Na maior parte das vezes, conversei com pesquisadores que já estiveram aqui no Brasil, que já colaboraram com o PPG e estão dispostos a novas parcerias”, avalia Simon. O foco das conversas está no intercâmbio de estudantes, nas pesquisas conjuntas e na visita de professores destas instituições à UFV. “Estou vendo várias possibilidades de colaboração com os colegas, o que seria ótimo. Agora que a gente sabe que a aula online funciona bem, temos como chamar pessoas de fora para participar de forma muito mais simples. São todos excelentes pesquisadores, que sem dúvida acrescentam muito ao nosso trabalho.”

A University College London foi a primeira instituição visitada por Simon. “Lá conversei com o professor David J. Murrell, que é ecologista teórico – minha intenção é explorar a evolução de virulência de patógenos em colônias de insetos sociais com ele”, explica o orientador. Na mesma instituição, atua a professora Seirian Sumner, entomologista, que também deixou abertos os caminhos para a troca com o PPG. Na University of Lincoln, Simon foi recebido pela professora Sheena Cotter, que já esteve no Brasil como convidada em um dos simpósios promovidos pela Entomologia. “Nossa conversa foi principalmente sobre coorientação de estudantes e sobre a possibilidade de ela vir ao Brasil oferecer uma disciplina aqui. Já estamos vendo a documentação para conseguir realizar isso.”

A Lancaster University, terceira instituição visitada pelo professor, vai receber a partir de setembro o doutorando do PPG Entomologia Eduardo Costantin. “Fui conversar com o professor Kenneth Wilson, que vai receber o Eduardo, a respeito do trabalho que será desenvolvido enquanto ele estiver lá e, também, sobre ensino em conjunto e a possiblidade de dupla titulação.” A última parada da missão de Simon foi na University of Gloucestershire, instituição pela qual ele passou antes de se radicar no Brasil. Em pauta, estiveram a coorientação de estudantes, o intercâmbio de alunos, a realização de pesquisas em conjunto e a vinda do professor Adam G. Hart para ofertar uma disciplina de Comunicação Científica em Viçosa. 

Simon viajou como coordenador do projeto “Entomologia e biodiversidade”. Em julho, ele passou a coordenação para o professor Frederico Salles. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *