Missão da UFV encerra passagem de orientadora da Entomologia pela Universidade de Catania

Depois de atuar por um ano como pesquisadora visitante na Università Degli Studi di Catania (UNICT), na Itália, a professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Maria Augusta Lima Siqueira retoma agora suas atividades em Viçosa. Em Catania, Maria Augusta foi supervisionada pela Professora Gaetana Mazzeo e realizou pesquisas em conjunto com professores locais. As parcerias estabelecidas permitirão, ao longo dos próximos anos, o intercâmbio de estudantes e o desenvolvimento de projetos de pesquisa por meio de colaborações internacionais. Entre as últimas atividades de 2022, Maria Augusta participou na Itália de reuniões com colegas da UFV, em missão realizada como parte das ações do Programa Institucional de Internacionalização (Print).

“Minha experiência foi excelente, tivemos a oportunidade de desenvolver novos métodos de estudo e fortalecer as parcerias com os entomologistas da UNICT”, diz Maria Augusta. Ela é a primeira pesquisadora do programa a passar uma temporada na UNICT, e a expectativa é que as portas permaneçam abertas para  outras mobilidades. A partir de junho, o programa receberá um aluno de doutorado da universidade italiana – Roberto Catania, que é orientado pela Professora Gaetana e coorientado por Maria Augusta. No mesmo mês, está prevista a mobilidade da doutoranda Lívia Negrini para a UNICT, para realização de doutorado sanduíche com coorientação de Gaetana. 

O ano dedicado à universidade italiana resultou, na visão de Maria Augusta, no fortalecimento de parcerias que já vinham sendo estabelecidas à distância. Além da Gaetana, ela trabalhou ao lado dos professores Antonio Biondi e Lucia Zappalà em diferentes projetos envolvendo a interação entre abelhas e produção agrícola. “Os pesquisadores de lá estão especialmente interessados em adaptar nossos métodos de estudo e acompanhamento para usar com as abelhas da fauna mediterrânea. É uma troca de conhecimentos que, tenho certeza, beneficia todos os envolvidos.”

Além de trazer o conhecimento acadêmico para engrandecer as pesquisas realizadas em Viçosa, a experiência da professora também agrega informação no que diz respeito às incursões internacionais. “Ter vivido essa experiência na pele, inclusive as dificuldades que apareceram, me dá muito mais condições de orientar meus alunos e prepará-los para uma mobilidade internacional também, que é tão importante.” 

Missão
A visita da comitiva da UFV à Universidade de Catania fez parte de uma série de encontros promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFV na França, Espanha e Itália. Na Itália, as missões ocorreram nas universidades de Catânia e Torino, campus Biomédico de Roma, de Florença, de Bolonha, Modena e Reggio Emilia e Milão. Além da professora Maria Augusta, a Entomologia também esteve representada pelo professor Raul Guedes, atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFV. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *