Mais uma iniciativa empreendedora desponta na Entomologia

Fazer análises, gerar dados confiáveis, evitar a perda de informações relevantes, executar em tempo hábil trabalho de campo e em laboratório, são só alguns dos desafios da pesquisa científica. Visando atender a essa demanda, foi criada a “ENTO, soluções e pesquisa com artrópodes”, empresa de pesquisa e consultoria que oferece serviços que vão desde a definição de objetivos/protocolos até a elaboração de relatórios finais.

A ENTO é fruto da parceria entre os pós-doutores em Entomologia, Mateus Chediak, Nelsa Guedes, ambos da UFV, e Pablo Gontijo, da UFLA (Universidade Federal de Lavras). A experiência dos três em diferentes campos de atuação, aliada ao desejo de empreender, foi o pontapé inicial para eles entrarem no mercado de consultoria em pesquisa.

Voltada para o seguimento corporativo, a ENTO busca atender empresas de produtos fitossanitários e biotecnologia, órgãos governamentais e instituições de ensino e pesquisa que trabalham com artrópodes. Atualmente, a empresa está em processo para obtenção de registro junto ao MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento).

Hoje, a ENTO é uma empresa pré-incubada pelo CenTev (Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa), órgão vinculado à UFV. A empresa está sediada em Viçosa (MG), mas dispõe de capacidade para atuar em várias regiões do Brasil, já que a equipe conta com parceiros em todo o país, trabalhando em uma estrutura de coworking com pesquisadores e laboratórios. Um dos diretores da empresa, por exemplo, atua como pesquisador de campo na cidade de Cascavel, na região oeste do Paraná.

Engenheiro Agrônomo formado pela UFV, o diretor Pablo Gontijo destaca que uma das prioridades da ENTO é “sempre contar com uma equipe altamente qualificada e diversificada. Acreditamos que isso é primordial para o sucesso da empresa. Então, para formar a equipe de consultores nós buscamos nomes que fossem referências, tanto no Brasil como no exterior, nas áreas de toxicologia, manejo integrado de pragas, fisiologia de insetos, entomologia molecular, etc. Para a nossa felicidade, pesquisadores de renome como Raul Guedes (UFV), Marcelo Picanço (UFV), Eugênio Oliveira (UFV) e Alberto Corrêa (ESALQ) acreditaram na proposta e aceitaram o nosso convite. Com certeza contar com o suporte de uma equipe de consultores desse nível é um grande passo para que possamos oferecer aos nossos clientes trabalhos de excelência”.

Mateus Chediak_ENTODe acordo com o diretor Mateus Chediak, neste início, a empresa concentra atividades relacionadas à toxicologia de inseticidas em artrópodes. “Podemos levar novas tecnologias presentes na academia para as empresas e com isso, otimizar avaliações. Podemos auxiliar na identificação de novas moléculas inseticidas e produtos promissores, identificar quais produtos e para quais pragas podem ser utilizados, avaliar a eficiência e identificar se os produtos eficientes possuem alguma seletividade. Um experimento bem feito, desde o delineamento experimental até a confecção de relatórios técnicos, é de fundamental importância para se conhecer e ter certeza sobre a eficiência de um inseticida em determinada cultura/praga. Assim, as empresas podem traçar planos de ação no mercado, mantendo ou eliminando produtos” – avalia.

A ENTO oferece ainda análise de dados utilizando geoestatística. Chediak ressalta que “uma das falhas existentes hoje dentro da toxicologia está na não determinação espacial de respostas, como a falha em controle de uma praga. Fazer a avaliação com populações de insetos coletados em locais específicos e georeferenciados, permite identificar onde está ocorrendo e onde poderá ocorrer falha em controle de pragas. Assim, as empresas podem traçar planos de ação no mercado, fazendo o posicionamento mais adequado para seus produtos”.

Para saber mais sobre a “ENTO, soluções e pesquisa com artrópodes”, acesse o site da empresa.

Conheça também outra iniciativa empreendedora: a Econtrole Pesquisa & Consultoria, empresa fundada pelos pós-doutores Felipe Lemos e João Ferreira, e o mestre em Entomologia, Danilo Bernardo, cujo foco é o manejo agroecológico de pragas.