Madelaine Venzon recebe prêmio Pesquisadores Destaque do ano da Epamig

A orientadora do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Madelaine Venzon recebe na próxima semana o prêmio Pesquisadores-Destaque do Ano de 2020, concedido pela Epamig aos três pesquisadores da instituição com maior produtividade. A entrega do prémio será feita em evento online, às 14h da próxima terça-feira, 04 de maio, no canal da Epamig no YouTube.

Pesquisadora da instituição desde 1992, Madelaine soma a premiação da próxima semana ao Destaque Mérito Científico da Epamig, recebido por ela em 2017. “Ser premiada é um reconhecimento importante, é ter a satisfação de saber que o seu trabalho está sendo reconhecido pela sociedade, e eu estou realmente muito feliz com isso.”

A premiação dos destaques de 2020 é baseada no desempenho dos pesquisadores na Plataforma de Pesquisa Epamig, que pontua indicadores em diversos campos de atuação profissional. Madelaine se destaca por projetos desenvolvidos na linha de controle biológico conservativo em cafeeiros, financiados pelo CNPq, pela Fapemig e pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa em Café. “Acho fundamental destacar a importância que a Epamig, através da Plataforma, tem dado às atividades de Transferência e Difusão de Tecnologias. Eu tive, ao longo do ano passado, a oportunidade de popularizar os resultados das nossas pesquisas em diversas palestras e lives”, diz a pesquisadora, que também atua como orientadora no Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal e no latu sensu em Proteção de Plantas, ambos na UFV. 

Sobre o desafio de desenvolver trabalhos de grande relevância e atingir altos níveis de produtividade científica, Madelaine aposta no equilíbrio. “Uma estratégia é a diversificação de ações, lembrando sempre do nosso papel e dos nossos públicos. Assim, eu procuro, além de escrever os artigos, dedicar parte do tempo para as produções técnicas, para os eventos de popularização da ciência, para a formação de recursos humanos, para atividades de administração e para a convivência com os agricultores. Nesse caminho eu ressalto a importância dos trabalhos em rede, de aliar as competências, de trabalhar em equipe. E finalizo agradecendo à minha família, aos meus parceiros de trabalho da Epamig e das outras instituições e, em especial, aos meus ex e atuais orientandos.”

Além de Madelaine, recebem o prêmio nesta terça-feira os pesquisadores Gladyston Carvalho e Marcelo Malta.

Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *