Linguagem simples e experiência de campo marcam livro sobre manejo integrado das pragas das palmeiras

Livro mipp (1)

“Um livro diferente, independente, sem todo aquele jargão entomológico, uma espécie de Tropicália da entomologia baiana”. Essa foi a proposta do entomologista José Inácio Lacerda Moura para o livro “Manejo Integrado das Pragas das Palmeiras”. Proposta compreendida e cumprida a contento pelos 12 autores. A obra nasceu do desejo do editor, egresso do PPG em Entomologia da UFV, de escrever um livro mais abrangente. “Nas publicações da Embrapa sobre o cultivo do coqueiro, sempre consta de forma bem ilustrada e inovadora um capítulo sobre pragas e doenças do coqueiro. Há que se considerar ainda que o livro ‘Insetos nocivos e moléstia do coqueiro’, de Gregorio Bondar, datado de 1940, continua sendo uma grande referência para especialistas em pragas das palmeiras tanto no Brasil, como no exterior. Todavia, achei que era o momento de escrever um livro mais abrangente, com muitas e boas fotos e que, acima de tudo, explicasse detalhadamente cada tática de controle fazendo uso de uma linguagem simples e, ao mesmo tempo, transpondo toda minha experiência de campo até ali vivida”. 2

Especialista em pragas do coqueiro, dendezeiro e gravioleira, José Inácio avalia que a publicação “poderá trazer alguma contribuição acadêmica e técnica, especialmente para estudantes e profissionais ligados à fitossanidade das palmeiras de uso econômico e paisagístico. Nesse contexto, creio que os capítulos que discorrem sobre a doença fitomonas e endoterapia trazem algum acréscimo, pois são assuntos desconhecidos na literatura brasileira especializada. Concernente à endoterapia, trata-se de uma ciência ainda pouco conhecida (ou pouco explorada) em nossas universidades e institutos de pesquisas, mas de grande importância na entomologia florestal, urbana e notadamente, para o pequeno agricultor, principalmente para os que cultivam plantas perenes de porte médio e alto”.

Entomologia UFV

JOSEINACIOPesquisador da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - CEPLAC, lotado na Estação Experimental Lemos Maia, em Una (BA), José Inácio é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Entomologia pela UFV e doutor em Entomologia Agrícola pela UNESP/Jaboticabal. Ele foi estudante de uma das primeiras turmas do mestrado em Entomologia da UFV. Daquela época, ficaram marcadas a união e a determinação entre professores e estudantes, e o carinho pela cidade que o acolheu. “Certamente, naquela época não tinha o aporte tecnológico que tem hoje. Não se via estudantes desfilando com notebook e, tão pouco, tínhamos acesso à internet. Mas, a união e determinação entre professores e estudantes foram fundamentais para o crescimento do curso, notadamente o professor Evaldo Vilela, que era a alma do curso. Éramos uma turma muito coesa e todos se ajudavam. Certos professores e colegas foram marcantes na minha passagem pela UFV. Assim, com todo respeito e consideração aos demais, cito o professor Norivaldo, pois quando podia, ia em sua sala tomar um cafezinho e ouvir ensinamentos sobre entomologia florestal. Entre os colegas notáveis, tinha encantamento pela humildade, determinação e saber do Og, o saber entomológico e a engenhosidade do Eraldo e, por último, a sublime inteligência da Mariângela. Por fim, mesmo quase septuagenário, ainda tenho a ousadia (ou ao menos penso) de tentar um título de pós-doutorado na UFV, pois além de ser uma academia de excelência, tenho adoração pela cidade de Viçosa, pois ali vivi bons momentos de minha vida”.

4 Comments on “Linguagem simples e experiência de campo marcam livro sobre manejo integrado das pragas das palmeiras

  1. Já li alguns livros desse auto e realmente o conteúdo é sempre bem acessível, com linguagem simples e eficiente e ótimas ilustrações. Conheço o pesquisado em questão bem pouco mais a sua qualidade com pesquisador é inquestionável. É uma pena que pessoas como ele que trabalham pelo bem coletivo e pela melhoria da nossa tão importante agricultura não tenham o reconhecimento que merecem. De toda forma não existe melhor autor no Brasil e quiçá na língua portuguesa quando se trata no controle de pragas das palmeiras.

  2. Conheci o autor quando fiz meu mestrado, eu iniciando ele terminando, na entomologia da UFV. É inquestionavelmente referência no manejo de pragas em palmáceas, e o livro muito bem ilustrado e com informações pertinentes sobre o reconhecimento de cada praga, é de fato muito bom.

  3. boa tarde!!

    Senhores(as), me chamo Claudiomiro e sou de Recife – PE, sou pequeno produtor de palmeiras e cycas, tenho muito interesse no livro(Manejo integrado das pragas das palmeiras) do Dr. José Inácio, como devo proceder para adquirir?

    Muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>