Jhon Lopez e Bruno Franklin são os novos representantes discentes

Os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia elegeram na última quinta-feira, 10 de dezembro, Jhon Faber Marulanda Lopez e Bruno Franklin Barbosa, ambos doutorandos, seus representantes junto à comissão de coordenação. Jhon (efetivo) e Bruno (suplente) assumem seus postos em janeiro e vão atuar ao longo de 2021. A principal função dos eleitos é representar os interesses dos alunos diante da tomada de decisões didático-pedagógicas que cabe à comissão e acompanhar a execução das ações. Tradicionalmente, porém, os representantes também cuidam da recepção de novos alunos, da realização de avaliações do programa e das disciplinas, fazem o trabalho de ouvidoria e devem repassar informações importantes aos discentes.

Jhon é colombiano, biólogo graduado na Universidad de Caldas (em Manizales, Colômbia) e chegou à Entomologia no segundo semestre de 2012 para cursar seu mestrado. Atualmente, trabalha sob orientação do professor Frederico Salles com ênfase em ovologia, morfologia geométrica e outras ferramentas bioinformáticas úteis em estudos taxonômicos e filogenéticos de insetos. Como foco de atuação durante o próximo ano, Jhon cita o intercâmbio com colegas de fora do Brasil. “Considero importante aumentar a interação entre o nosso programa e outras instituições de ensino, pesquisa e extensão internacionais. Pretendo iniciar uma rede de trabalho colaborativo entre diversas instituições que facilite a mobilidade de discentes e docentes entre países e o desenvolvimento de pesquisas em coautoria”, adianta.

Bruno também chegou à UFV para realizar o mestrado, vindo da Universidade do Estado de Minas Gerais (Campos Carangola) onde cursou licenciatura em Ciências Biológicas. Em julho deste ano, ele defendeu sua dissertação e iniciou então o doutorado, orientado pelo professor José Cola Zanuncio. “No mestrado, monitorei focos de larvas de Aedes aegypti e Aedes albopictus na cidade de Viçosa, em parceria com a Vigilância Ambiental do município. No doutorado, pretendo trabalhar com o controle biológico de Aedes“, conta ele.  Essa é a primeira vez que o doutorando assume um cargo de representante. “Acredito que posso contribuir através do fortalecimento da integração dos discentes nas pautas  discutidas pelo Programa, e na ativa participação na organização dos nossos eventos, como o próximo Simpósio de Entomologia.”

Ambos apontam a pandemia do coronavírus – e as consequências dela – como principal desafio do programa para 2021. “Teremos que lidar com a incerteza do retorno ou não das aulas presenciais. Mesmo com uma possível vacina, o retorno será gradual e cuidadoso. E o período remoto, até agora, foi acessível a todos? Se sim, ótimo, mas é uma questão que será continuamente apurada com a entrada de novos discentes”, diz Bruno. “Temos o desafio de aumentar a interação entre os discentes e docentes em modalidade online e, adicionalmente, nos adaptar a um potencial período pós-pandemia, no qual as atividades presenciais serão um desafio”, concorda Jhon.

Mais informação
Entre as principais propostas dos recém-eleitos, está a produção de tutoriais voltados aos novos alunos, com informações sobre a utilização dos sistemas informatizados (Sapiens, DTI, solicitação de consultas médicas e etc),  além de informações gerais sobre a cidade de Viçosa, o Departamento de Entomologia e o campus da UFV. “Além disso, é importante aumentar a visibilidade dos laboratórios do departamento, através de atividades de extensão e de divulgação científica”, acrescenta Jhon, citando ainda o apoio às atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Insectum.  “Jhon e eu não estamos limitados às nossas propostas, e seremos totalmente abertos à reclamações, sugestões e críticas em geral, sejam ao Programa ou à nossa gestão. As portas estarão sempre abertas para novas ideias a serem desenvolvidas em prol dos discentes e do Programa”, garante Bruno.

(Fotos: arquivo pessoal)