IV Simpósio de Termitologia reúne pesquisadores de excelência na UFV

Entre os dias 7 e 10 de novembro, a UFV sediou o IV Simpósio de Termitologia – SymTermes. Nos quatro dias do evento, 90 participantes acompanharam palestras com pesquisadores de destaque, como a professora Rebeca Rosengaus, editora-chefe da Ecological Entomology, que ministrou a palestra de abertura “The Whole is Greater than the Sum of its Parts: Emergent Properties of Insect Immunity”.

_DSC1870

O evento ainda contou a participação dos pesquisadores: Theodore Evans (University of Western); David Sillam-Dussès (Université Paris 13); Carlos Schaefer (UFV), que ministrou a palestra “Termites, tropical soils and subsoils: an interlaced origin”; Alexandre Vasconcellos (UFPB), com o tema “Conservation of Caatinga: a new proposal using the termites as a model”; Ana Maria Costa Leonardo (UNESP-Rio Claro), que falou sobre “Termites: gut physiology and use as target and model in biotechnology”; Octavio Miramontes (Universidade Nacional Autônoma do México), com o tema “Search movement patterns in térmites”; Leticia Ribeiro Paiva (UFSJ), que abordou “Physics of Foraging”; e Og DeSouza (UFV), que ministrou a palestra “Macro symbioses in termite nests”.

_DSC1864

O doutorando José Augusto Roxinol, integrante da comissão organizadora, encerrou o evento com a sensação de dever cumprido: “Realizamos um evento de alta qualidade, principalmente nos quesitos de experiência científica e social. Com recursos limitadíssimos, conseguimos trazer palestrantes de grande destaque no cenário científico. E, apesar de ter como tema específico os cupins, montamos uma programação científica multidisciplinar. Com certeza, deixamos uma marca de excelência entre a série de eventos da termitologia”.

_DSC9392

Entre palestras, minicursos e trabalhos apresentados, o evento contemplou as interfaces da termitologia com diversas áreas. Durante o SymTermes, também foram premiados os melhores trabalhos:

• Apresentação oral: Danilo Ribeiro – “Tracking termites: computer vision tools for termitologists”
  • Pôster: Cruz, JS; Sacramento, JJM; Santana, DL; Lima, PSS; Rocha, MLC; Santos, L; Ferreira, DV; Cristaldo, PF & Araújo, APA.  – “Ocupação temporal e co-ocorrência de espécies de cupins em diferentes tipos de iscas”
  • Foto eleita no concurso de fotografia: Marco Paulo Guimarães – “Onward to glory”

Lembrando que, em breve, a revista Sociobiology lançará uma edição especial sobre cupins, com trabalhos apresentados no evento.

Veja mais alguns momentos do IV Simpósio de Termitologia: