Insectum completa um ano com podcast e meta de internacionalização

O InsectumGrupo de Estudos em Entomologia da UFV – completa esta semana seu primeiro ano de atuação. Criado por iniciativa dos próprios estudantes, o grupo trabalha pela capacitação pessoal e profissional dos discentes, promovendo discussões de artigos e eventos diversos na área da Entomologia, envolvendo não só os estudantes do Programa de Pós-Graduação da UFV, mas também discentes e profissionais espalhados por todo o mundo. “Ao participar no Insectum, além de se capacitar, aprender um conteúdo novo fora da sua zona de conforto, o estudante aprende a conviver e liderar um grupo. Profissionalmente, essa interação é muito importante”, destaca o coordenador de divulgação do Insectum, Douglas Ferreira

O professor Frederico Salles, orientador do grupo, destaca que trabalhos como o desenvolvido pelo Insectum beneficiam todos os discentes do programa. “Para os alunos envolvidos, ele traz uma série de ganhos, uma vez que amplia o leque de atividades que eles podem desempenhar na pós-graduação, os coloca em contato direto com diversos profissionais da área e os prepara ainda melhor para o mercado de trabalho. Para os discentes não envolvidos diretamente, assim como para a comunidade interessada em entomologia como um todo, as atividades do grupo complementam a sua formação teórica e trazem à discussão uma série de assuntos relevantes e atuais.”

Pandemia

O grupo precisou reorganizar sua forma de atuação logo nos seus primeiros meses de vida, em função da pandemia do coronavirus. “Fizemos desse limão uma limonada”, avalia Douglas. “No início, pensamos que o grupo não iria sobreviver, pois fazíamos reuniões presenciais para discutirmos os artigos e os assuntos do Insectum. Achávamos que as reuniões online não iriam funcionar.” Sete meses depois, os estudantes comemoram a realização de diversos eventos remotos, que expandiram a atuação do grupo e deram visibilidade ao trabalho realizado na Entomologia. “Reunimos pesquisadores renomados, com palestras em português, inglês e espanhol. Conseguimos realizar também três eventos grandes – Debates Entomológicos, II Workshop Internacional de Dispersão de Pragas (junto com o professor Marcelo Picanço, que rendeu milhares de visualizações), e mais recentemente o SIA (Semana de Integração Acadêmica). Ou seja, nós, além de nos capacitarmos, conseguimos capacitar milhares de pessoas junto”, comemora Douglas.

“Nós docentes, especialmente neste ano atípico, tivemos um belo exemplo de como podemos desempenhar atividades remotamente e mantendo a qualidade da Entomologia.  Não tenho dúvidas que este foi apenas o primeiro de muitos anos que virão.  Se o grupo foi capaz, neste pouco tempo de existência, de desempenhar tantas atividades relevantes, posso dizer que estou confiante com o futuro do Insectum e ansioso pelo o que está por vir”, diz Frederico.

Internacionalização

Entre as metas para os próximos meses, estão a criação de um podcast e estratégias para expansão do público internacional. “Pretendemos aumentar o número de eventos em inglês e espanhol, assim como produzir vídeos e conteúdo em ambas línguas. Adicionalmente, queremos criar uma rede de trabalho colaborativa entre o Insectum e outros grupos de estudos e pesquisa internacionais, que facilitem o desenvolvimento de futuras parcerias e projetos”, explica o coordenador geral do grupo, Jhon Lopez. “Ao longo deste ano, conseguimos um significativo intercâmbio de conhecimento com instituições nacionais e internacionais; principalmente na divulgação de temas relevantes na Entomologia usando diferentes ferramentas digitais como vídeos, blogs, redes sociais e transmissões ao vivo”.

Atualmente, o Insectum reúne 17 estudantes. A previsão é de que um novo edital para seleção de participantes seja aberto no início do próximo período.