Gramado sediará XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia

Faltam exatamente 187 dias para o XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia. Isso significa que há tempo suficiente para se programar e participar de um dos principais eventos da nossa área. O XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia será realizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, entre os dias 02 e 06 de setembro de 2018, com o tema “Ciência a serviço da saúde, agricultura e ambiente”. No mesmo período acontecerá também o X Congresso Latino-americano de Entomologia.

Visando “proporcionar uma oportunidade única para a conivência, discussão, inovação, colaboração e troca de experiências entre os agentes científicos, da indústria, da sociedade brasileira, América Latina e também de diversas outras partes do mundo”, os organizadores esperam receber mais de 2.000 congressistas em Gramado.

A programação científica compreende palestras, simpósios, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos, oral e pôster. Haverá premiação para os melhores trabalhos apresentados por estudantes no evento. Já a programação cultural envolve concurso de fotografias e o “EntomoQuiz”, um jogo de perguntas e respostas sobre assuntos entomológicos,  disputado por equipes de alunos de programas de pós-graduação. Em 2016, a equipe da Entomologia UFV ficou entre as finalistas. Neste ano, podemos chegar ainda mais longe! Só depende de vocês. Montem a nossa equipe e participem!

Durante o Congresso, terá também uma programação voltada para a sociedade em geral, que poderá conferir na “BugStreet”, a mostra “Planeta Inseto”. Essa mostra será “um jardim zoológico de insetos que, de maneira lúdica e participativa, introduzirá o público infantil no fantástico mundo dos insetos, fazendo com que as crianças compreendam a importância destes organismos em nosso planeta e no seu dia-a-dia”. Na “BugStreet” ainda acontecerá a divulgação de informações sobre “problemas recorrentes de nossas cidades, como as doenças transmitidas por mosquitos (dengue, chikungunya, febre amarela e zika) e outros insetos cuja preservação é essencial à produção agrícola (por exemplo, polinizadores e inimigos naturais)”. As atividades da “BugStreet”  serão realizadas na rua coberta de Gramado, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Além de toda a programação científica e cultural, Gramado é um convite ao turismo. Não dá para perder esta oportunidade de unir o útil ao agradável. Afinal, não é sempre que conseguimos explorar a nossa área de interesse científico em um cenário de ruas floridas, com detalhes de arquitetura europeia, povo acolhedor e ótima gastronomia. Inscreva-se!  As inscrições estarão com preços reduzidos até o dia 28 de março. Para saber mais sobre o XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia, acesse www.cbe2018.com.br .