Estudante apresenta trabalho premiado em conferência na Itália

O estudante do curso de Ciência da Computação da UFV Danilo Ribeiro acaba de retornar da Conference on Collective Behaviour, realizada na Itália, onde apresentou o trabalho intitulado “Tracking Termites: Computer Vision Tools for Entomologists”. “Submetemos o trabalho e foi tão bem recebido, que o Danilo foi contemplado com o pagamento, pelo próprio comitê organizador do evento, de sua passagem aérea e hospedagem. Isso viabilizou a sua participação no evento”, destaca o professor Og DeSouza, que desde 2015 conta com a colaboração do graduando no Laboratório de Termitologia da UFV.

Numa interação entre graduação e pós-graduação,  Danilo trabalha com métodos de inteligência artificial em simulações de comportamento coletivo em cupins. “Utilizamos técnicas de inteligência artificial  para obter dados e aprender sobre como os insetos sociais se locomovem, interagem e trocam informações dentro de seus grupos de coespecíficos. Também buscamos entender como se dão os mecanismos que fazem emergir o comportamento social dos cupins, tanto a nível de ninho quanto com relação às espécies inquilinas das colônias” – explica o estudante.

E não pense que o estudante de Ciência da Computação é mero coadjuvante das pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Termitologia. O professor Og destaca que “o trabalho de Danilo consiste em preparar algoritmos que são usados na coleta de dados de comportamento de cupins, dados essenciais para o desenvolvimento das teses do Laboratório. Danilo não é meramente um prestador de serviço ou um simples desenvolvedor de programas de computador. Ele participa de todas as nossas discussões, conhece a biologia dos cupins e molda seus algoritmos a essa biologia”.

Danilo Ribeiro 1

O trabalho que Danilo apresentou na Itália,“consiste em usar visão computacional para obter as coordenadas de cupins filmados confinados em placas de petri. Nós desenvolvemos um algoritmo no qual a partir da posição dos cupins no primeiro quadro do vídeo, é possível segui-los e recuperar suas posições, velocidade, encontros e até interações entre os mesmos. Esse processo é conhecido como ‘tracking’”.

Para o estudante, o seu trabalho foi premiado “por utilizar técnicas modernas (Redes Neurais Convolucionais), nunca antes aplicadas nesse domínio, e por ter conseguido um nível de detalhamento na obtenção dos dados que antes seria impossível obter. Isso faz com que conjecturas sobre o comportamento coletivo dos cupins possam ser comprovadas (ou não) utilizando não só modelos e simulação, mas agora com dados reais sobre os indivíduos. A metodologia desenvolvida pode também ser aplicada em outras espécies de insetos, o que atraiu a atenção de estudiosos de várias outras áreas de comportamento coletivo animal, extrapolando a termitologia”.

_DSC9418Não é a primeira vez que um trabalho de Danilo obtém destaque em um evento internacional. Durante o Simpósio Internacional de Termitologia, realizado na UFV em novembro de 2017, o estudante foi premiado pela melhor apresentação do evento. Embora não seja a primeira premiação, a participação na Conference on Collective Behaviour, em Trieste, na Itália, foi a primeira oportunidade que Danillo teve de conhecer outro país. E a experiência não poderia ter sido melhor: “Tive a oportunidade de conhecer os cientistas mais influentes da área, trocar ideias e receber um ótimo feedback sobre o andamento do projeto. Também foi de grande importância para estabelecer parcerias e cooperação em projetos com universidades e grupos de pesquisa do exterior. Foi muito interessante e esclarecedor conhecer diferentes culturas e pontos de vista diferentes do nosso, sendo isso de grande importância, eu acredito, para o meu crescimento como pessoa e cientista”.

Assista ao vídeo que mostra o algoritmo.