Fundador da Entomologia é agraciado com a Ordem ao Mérito Científico

O fundador do PPG em Entomologia, professor Evaldo Ferreira Vilela, recebeu a insígnia e o diploma da Ordem ao Mérito Científico 2018, admitido na classe Comendador, na área de Ciências Agrárias. A professora Elizabeth Pacheco Batista Fontes, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, também recebeu a mesma honraria, conferida a cientistas e personalidades que se distinguem por suas contribuições ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Instituída em 1993, a Ordem ao Mérito Científico é considerada a mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país.

Atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), ex-secretário adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, membro-fundador da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), ex-reitor da UFV. Agrônomo formado pela mesma Universidade (1971), mestre em Entomologia pela Esalq-USP (1975) e doutor em Ecologia Química pela Universidade de Southampton (1983), no Reino Unido, com estágios de pós-doutoramento nas universidades de Tsukuba (Japão), Nurnberg-Erlangen (Alemanha) e Califórnia-Berkeley (EUA).

Com um vasto currículo, já tendo contribuído com várias outras instituições científicas, em entrevista ao site da UFV, o professor Evaldo afirma que desde cedo, aprendeu que o trabalho que constrói o bem coletivo, em que todos se beneficiam, faz muito bem para a alma. “Não se trata de trabalhar para ser reconhecido, e sim para se ter prazer”. Mas quando o reconhecimento vem, como agora, com a Ordem Nacional do Mérito Científico, ele admite que “o sentimento é de que o trabalho valeu muito mais a pena do que imaginava”.

Saiba mais sobre a trajetória do professor Evaldo Ferreira Vilela