Estudo revela evidências sobre mecanismo de manipulação comportamental de aranhas orbitelas

Teias de Cyclosa morretes (a-d) e Cyclosa fililineata (e-h). Teias de fêmeas não parasitadas (a,e); teias normais de fêmeas parasitadas por larvas de segundo estágio (b-f); teias modificadas construídas por fêmeas parasitadas por larva de terceiro estágio (c,g); e teias de fêmeas realizando ecdise (d,h).

A PLOS ONE publicou nesta sexta-feira, dia 3, o artigo “Proximate Mechanism of Behavioral Manipulation of an Orb-weaver Spider Host by a Parasitoid Wasp”, de autoria do doutor em Entomologia Thiago Gechel Kloss. O estudo sugere pela primeira vez o mecanismo de manipulação comportamental de aranhas realizado por vespas parasitoides. “Nós verificamos pela primeira vez que as espécies de aranha Cyclosa fililineata e Cyclosa morretes, parasitadas respectivamente por Polysphincta sp. nr. purcelli e Polysphincta janzeni, apresentam altos níveis de 20-OH-ecdisona comparado com aranhas que apresentam comportamento normal. Nós sugerimos que as vespas parasitoides induzem o aumento dos níveis de ecdisona nas aranhas de alguma forma, ativando o mecanismo de ecdise desses animais. A ativação da ecdise resulta na construção de teias modificadas, que são mais reforçadas do que as teias normais. Esse aumento na resistência da teia favorece o parasitoide, pois ele empupa (forma o casulo) no centro dessas teias modificadas após matar a aranha” – afirma o primeiro autor.

Artigo PlosOne 2Thiago explica como se deu a construção do trabalho: “As aranhas são parasitadas por uma tribo de vespas parasitoides (Ephialtini). As vespas adultas atacam as aranhas nas teias e depositam um ovo no abdômen das aranhas. Esse ovo gera uma larva que faz pequenos furos no abdômen da aranha para sugar a hemolinfa. O período de desenvolvimento larval varia entre as espécies de vespa, no caso das espécies desse artigo, ele varia entre 21 e 24 dias. Quando a vespa atinge o último dia do estágio larval, a aranha constrói uma teia com a estrutura modificada (isso já foi observado em diversos locais do mundo para mais de 50 espécies de aranhas). Na sequência, a larva mata a aranha e constrói o casulo nessas teias modificadas. Já foi observado que essas teias modificadas são mais resistentes , o que sugere que a larva de alguma forma induz a alteração comportamental da aranha, obtendo esse benefício”.

Ele destaca que ao longo dos últimos anos foi observado, por diversos pesquisadores ao redor do mundo, que as teias modificadas são semelhantes às teias construídas por aranhas para realizar ecdise (troca do exoesqueleto). “No caso das espécies desse artigo, eu observei que as teias modificadas e de ecdise são idênticas. Sendo assim, a hipótese que surgiu foi a de que as larvas das vespas estavam ativando o mecanismo de ecdise das aranhas, o que consequentemente gerava a construção das teias modificadas. A ecdise é controlada por alguns hormônios, entre eles a ecdisona. Assim, nós investigamos se as aranhas com comportamento alterado possuíam altos níveis de ecdisona, comparado com aranhas não parasitadas e aranhas parasitadas com comportamento normal de construção da teia”.

Para o estudo, as aranhas foram coletadas na Estação Biológica de Santa Lúcia e na Reserva Biológica Augusto Ruschi. As duas reservas estão localizadas no município de Santa Teresa (ES). As análises de ecdisona foram realizadas no Núcleo de Biomoléculas da UFV. De acordo com o pesquisador, a metodologia utilizada compreendeu: análise dos níveis de 20-OH-ecdisona em aranhas não parasitadas; aranhas parasitadas apresentando comportamento normal de construção da teia; e aranhas parasitadas com comportamento alterado. “Além disso, os níveis do hormônio também foram avaliados nas larvas de segundo e terceiro estágio que estavam parasitando as aranhas. Os níveis do hormônio ecdisona foram obtidos por meio de cromatografia líquida e espectrometria de massa” – completa.

One Comment on “Estudo revela evidências sobre mecanismo de manipulação comportamental de aranhas orbitelas

  1. Tenho apenas uma curiosidade. Que pode acontecer se uma aranha ingerir testosterona de esteróis vegetais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *