Estudo investiga a mediação de sinais visuais do macho na atração sexual de vespas sociais

Pesquisadores da UFV investigaram a ocorrência de sinais visuais do macho mediando a escolha de parceiro sexual pela fêmea da vespa Polistes simillimus. Os resultados da pesquisa conduzida pelo doutorando em Entomologia, André Rodrigues de Souza, sob a orientação do professor José Lino-Neto, foram publicados na PLOS ONE, no mês de maio. No artigo “Sexy Faces in a Male Paper Wasp“, os autores indicam que a pigmentação preta na face de machos de P. simillimus parece desempenhar um importante papel na seleção sexual.

Para o estudo foram coletadas 15 colônias com produção de machos de P. simillimus em Viçosa (MG), na região sudeste do Brasil,  entre os meses de janeiro e abril de 2013. As colônias foram mantidas em laboratório em containers plásticos. Foram analisados adultos machos e fêmeas coletados no campo, bem como adultos recém-emergidos em laboratório. Além da ocorrência de sinais visuais de machos mediando a escolha do parceiro sexual pela fêmea, foram investigadas também as relações de dominância entre os machos.

Os pesquisadores identificaram três características visuais notáveis, variáveis e sexualmente dismórficas: pigmentação preta na cabeça, um par de manchas amarelas abdominais e o tamanho do corpo. A fim de testar se cada uma dessas características está associada às relações de dominância entre os machos e/ou à escolha da fêmea, foram realizados ensaios de comportamento. Além disso, a pigmentação preta na cabeça dos machos foi manipulada com tinta para testar se as fêmeas avaliam essa coloração.

Após a realização dos ensaios comportamentais, foi identificado que nenhuma das três características visuais está associada à relação de dominância entre machos. Entretanto, os machos com maior proporção de pigmentação facial preta e com maiores manchas amarelas abdominais são comumente escolhidos como parceiros sexuais.

Depois de manipular experimentalmente a proporção de pigmento preto na face dos machos com tinta, os pesquisadores concluíram que as fêmeas podem avaliar a coloração facial dos machos durante a escolha de um parceiro sexual. Diante disso, os autores sugerem que a seleção sexual é frequente em P. simillimus e destacam a importância desse grupo como modelo para o estudo da comunicação visual em insetos.