Os estudantes da Entomologia UFV não querem ficar de fora da próxima edição do EntomoQuiz, uma competição de perguntas e respostas que será realizada durante o Congresso Brasileiro de Entomologia, em Maceió (AL). Equipes de estudantes de pós-graduação da área agrícola ou biológica vão disputar a competição. E os estudantes da Entomologia UFV estão montando a sua equipe para participar. Cada equipe é composta por quatro jogadores, sendo três titulares e um suplente.

Os estudantes interessados em integrar a equipe da UFV devem enviar e-mail para discentes.entomologia@gmail.com, informando o nome completo e o laboratório ao qual pertence. O representante discente Bruno Pandeló Brügger é um dos responsáveis pela organização da equipe. Ele avalia que “a participação do grupo de alunos no EntomoQuiz será importante para valorização e promoção do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV. Lembrando que o nosso Programa é considerado um dos melhores do Brasil, aumentando assim a nossa responsabilidade em inscrever uma equipe”.

Cada instituição poderá inscrever no máximo uma equipe no EntomoQuiz. Cada membro da equipe vencedora ganha um troféu e um certificado. E o programa de pós-graduação da equipe vencedora também recebe um troféu, que será mantido sob a sua posse até ser entregue a equipe campeã da próxima edição.

A primeira edição do EntomoQuiz aconteceu em 2014, durante o XXV Congresso Brasileiro de Entomologia, realizado em Goiânia (GO). Quatro equipes participaram: ESALQ (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz), INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), UEL (Universidade Estadual de Londrina) e UFAL (Universidade Federal de Alagoas), sendo que a UEL foi a equipe vencedora. No vídeo abaixo, você pode conferir como foi a primeira edição e já ir entrando no clima da competição.

Fique por dentro das normas do EntomoQuiz

Foto da primeira edição do EntomoQuiz: www.ucanr.edu/blogs

One Comment on “Estudantes organizam equipe para participar de quiz durante o Congresso Brasileiro de Entomologia

1. Gente, EntomoQuiz é uma competição é muito legal porque permite ao estudante fazer seu marketing pessoal (importante profissionalmente) e também da sua escola (no caso a Entomologia/UFV)! A competição é inspirada no Linnaean Games da Entomological Society of America. Eu tive a oportunidade de participar desta competição quando fui estudante na University of Nebraska-Lincoln. Vale a pena visitarem o site da ESA (http://www.entsoc.org/am/cm/linngame), que tem informações e curiosidades sobre a competição que inspirou o EntomoQuiz. Para termos um time competitivo é importante ter nele estudantes de diferentes especialidades, tipo entomologia agrícola, morfologia, taxonomia, insetos sociais, etc. É preciso também conhecer os tipos de questões que podem aparecer. Nisto, o Prof. Zanuncio aceitou o convite para elencar questões (inclusive históricas sobre a entomologia no Brasil) que podem surgir e todos gostariam também de contar com o banco de questões de entomologia geral do Prof. Og e Cia. Isto vai auxiliar no coaching do time que enviaremos ao Congresso de Entomologia. Pelo curto prazo, a é ideia desta vez é ter um time para participar (e fazer bonito), mas no próximo congresso devemos ir com o intuito de vencer!

Boa sorte ao time,
    Eliseu