Estudantes estrangeiros intensificam a diversidade e a internacionalização da Entomologia

Atualmente, a Entomologia conta com mais de 20 estudantes de mestrado e doutorado de outras  nacionalidades. Colômbia, Chile, Equador, Costa Rica e México são alguns dos países que contribuem para a diversidade e a internacionalização do Programa. Uma das principais formas de ingresso dos estudantes estrangeiros é através do convênio entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

Pelo Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC), universidades brasileiras recebem estudantes de outros países membros da OEA para realização de cursos completos de pós-graduação stricto-sensu, em níveis de mestrado e doutorado. O principal objetivo é “promover a maior integração das universidades brasileiras na região, incentivando o intercâmbio científico e cultural, melhorando a mobilidade estudantil internacional e apoiando o desenvolvimento humano de indivíduos notáveis nas Américas”.

O acordo de cooperação já possibilitou que 41 universidades brasileiras acolhessem até hoje, aproximadamente 550 estudantes. De todas as universidades participantes no Brasil, a UFV é a que já recepcionou mais estudantes. Somando as vagas oferecidas em 2011, 2012 e 2013, a UFV recebeu um total de 68 estudantes pelo PAEC. E boa parte deles concluiu ou está cursando o mestrado ou o doutorado em Entomologia. O Programa é um dos que mais recebe estudantes pelo PAEC na UFV.

Desde o início do convênio, em 2011, a Entomologia manifestou interesse em recepcionar estudantes de outros países. O professor Simon Luke Elliot, coordenador do Programa de Pós-Graduação, explica que “a participação no PAEC faz parte da política da Entomologia de sempre buscar a heterogeneidade do grupo, estimulando a vinda de pessoas de fora. A  adoção dessa política também pode ser evidenciada no recrutamento de docentes, na aplicação da prova de seleção em diversas regiões do Brasil e também no incentivo que damos para que nossos estudantes façam algum programa sanduíche em outros países. Como biólogo, sei da importância deste processo de mistura para a  evolução”.

No PAEC, a bolsa concedida ao estudante estrangeiro é de responsabilidade da universidade que o acolhe. A seleção dos candidatos ocorre da seguinte forma: o programa de pós-graduação faz a pré-seleção e um Comitê Científico de Avaliação indicado pelo GCUB faz a seleção final. De acordo com o professor Simon, na Entomologia, a pré-seleção dos candidatos ao mestrado e ao doutorado é feita com base nos currículos, priorizando estudantes vindos das melhores universidades e que já receberam premiação.

Pelas regras do PAEC, o estudante só pode ser contemplado uma única vez, ao mestrado ou ao doutorado. Por exemplo, um estudante que foi contemplado com uma bolsa do PAEC no mestrado não pode receber outra bolsa pelo mesmo convênio para o doutorado.  O professor Simon afirma que a primeira participação no PAEC foi uma experiência muito positiva para a Entomologia. Tanto é que muitos estrangeiros que ingressaram pelo PAEC no mestrado em 2011, se inscreveram no processo seletivo regular da Entomologia, foram aprovados e hoje estão fazendo doutorado.

Um dos critérios que os estudantes devem atender para se candidatar ao PAEC é ter tido um ótimo desempenho acadêmico no seu país de origem. A microbióloga Angela Benavides Martinez veio da Colômbia para o Brasil neste ano para iniciar o mestrado em Entomologia, através do PAEC.  Ela destaca que o programa de cooperação com o Brasil é a oportunidade que ela buscava para fazer uma pós-graduação e aprofundar seus conhecimentos sobre controle biológico por meio de microrganismos. Angela concluiu a sua graduação em 2003 e trabalhou por dez anos em uma empresa privada em Bogotá. De acordo com a microbióloga, estudar na Colômbia é muito caro e o governo local não oferece bolsas. Assim, as oportunidades oferecidas por outros países para qualificação profissional surgem como um reconhecimento aos bons alunos.