Estudante de Agronomia é aprovada para intercâmbio na Argentina

A estudante Gabryele Silva Ramos, bolsista de iniciação científica no Laboratório de Fisiologia e Neurobiologia de Invertebrados da UFV, foi aprovada para cursar um semestre de Agronomia na Universidad Nacional de Tucumán, na Argentina, com as despesas custeadas pelo país vizinho. Gabryele chegou à cidade de San Miguel de Tucumán há poucos dias e se prepara para o começo das aulas, no dia 21 de agosto.

A estudante capixaba foi aprovada no Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados MARCA, implementado pelo setor educacional do Mercosul. Instituições dos quatro países membros (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e dos países associados Bolívia e Chile participam do Programa, que visa à melhoria da qualidade acadêmica e à mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores entre instituições e países.

Neste ano, a UFV selecionou para o MARCA, dois estudantes do curso de Agronomia e três do curso de Engenharia de Alimentos. Eles foram selecionados com base no currículo e no coeficiente de rendimento acumulado. Os cinco estudantes irão realizar intercâmbio de um semestre letivo em uma instituição de um dos países participantes.

Gabryele irá estudar na Universidad Nacional de Tucumán e está tendo a oportunidade de sair do Brasil pela primeira vez. “A motivação para participar do processo seletivo do MARCA veio do desejo forte de estar em contato com novas culturas, tradições, histórias e padrões diferentes de agricultura e agricultores. Além disso, os momentos, os amigos e o contato com a segunda língua mais falada no mundo, que eu estou vivenciando no intercâmbio, são de grande valia pessoal e profissional, motivando-me mais ainda”.

Para a monitora da disciplina ENT 360 – Entomologia Agrícola, que sempre teve vontade de conhecer outros países da América do Sul, as expectativas para estes seis meses na Argentina são as melhores possíveis. “As pessoas com quem eu tenho me comunicado são muito receptivas e simpáticas. Espero poder aprender a língua e aproveitar ao máximo as vivências e a cultura do país”.

Desde agosto de 2013, Gabryele integra a equipe do professor Eugenio Eduardo de Oliveira, no Laboratório de Fisiologia e Neurobiologia de Invertebrados. Ela avalia que a experiência que veio acumulando ao longo desse tempo, a fez crescer muito como pessoa e academicamente. “Se hoje estou participando deste intercâmbio, devo muito ao meu orientador e a toda equipe do Laboratório, que sempre investiram em mim e me fizeram ter certeza de que quero mesmo me especializar em entomologia”.

Visando os próximos passos após o intercâmbio, Gabryele sinaliza o que pretende fazer ao concluir a graduação, ela já está no décimo período: “Cursar Agronomia na UFV era um sonho quando eu estava fazendo o ensino médio (integrado ao curso técnico em Agropecuária). O sonho está se realizando: sinto-me realizada com o curso e tem sido uma grande experiência em minha vida, proporcionando vivências diferentes, ao passo que me prepara para seguir a vida acadêmica”.

4 Comments on “Estudante de Agronomia é aprovada para intercâmbio na Argentina

1. Precisamos de mais jovens assim, tendo atitudes você está de PARABÉNS!
    Muito orgulho para seus pais e seu país

2. Gabriele, parabéns! Que vc aproveite bastante essa oportunidade para adquirir maus conhecimentos. Sucessos. Bjs.