Escola municipal receberá o III Insetos em Cena

Na manhã deste sábado, dia 16, será realizado o III Insetos em Cena, evento integrante da 4ª edição do Ciência na Praça. Organizado pelos alunos da disciplina ENT 662 – Fisiologia de Insetos, sob a orientação do professor Eugenio Eduardo de Oliveira, o Insetos em Cena busca despertar o interesse da comunidade pela ciência e promover a troca de saberes entre a academia e a população viçosense. Assim, a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, que fica no bairro São José (Laranjal), vai abrigar das 9 às 12h, cinco estações entomológicas. De forma dinâmica e de fácil compreensão, crianças, jovens e adultos poderão conferir os seguintes temas relacionados à fisiologia dos insetos:

1. Mosquitos vs Inseticidas: nessa estação serão abordados os mecanismos de compostos bem presentes no nosso dia-dia, os inseticidas de uso doméstico. O mosquito da dengue (Aedes aegypti) será utilizado como modelo, com abordagens sobre a sua biologia.

2. Olimpíadas dos Insetos: serão abordadas as diferentes formas de locomoção dos insetos e como elas se relacionam com as modalidades olímpicas.

3.  Insetos na Alimentação: serão mostradas curiosidades a respeito do uso direto e indireto dos insetos na nossa alimentação, com direito a degustação.

4. Tecnologias Inspiradas em Insetos: serão apresentados protótipos que ajudaram a mudar a humanidade, como por exemplo, os besouros que, por coletarem água com seus corpos, inspiraram a criação de um protótipo que possibilita a coleta de água para moradores do deserto da Namíbia.

5.  Vida de Inseto: serão abordadas as diferentes fases da vida do inseto, mostrando, especialmente às crianças, como o inseto passa de ovo a adulto. Também serão desenvolvidas atividades voltadas para o público infantil, com direito a prêmios para as crianças.

Lembrando que o III Insetos em Cena será aberto à participação de toda a comunidade. Para a sua realização, o evento conta com o patrocínio das empresas incubadas ENTO+ e Econtrole, ambas de egressos do PPG em Entomologia da UFV.

Conheça o projeto Ciência na Praça

Ciência na Praça