Entomologista lança livro sobre produção de alimentos e agricultura sustentável

Um dos convidados do último dia do I Ciclo de Debates Entomológicos: Inovações no Manejo de Pragas, Tederson Galvan, lançou recentemente o livro “Prato meio cheio, meio vazio: Conquistas, desafios e alternativas para alimentar a humanidade sem destruir o planeta”. O autor cursou Agronomia na UFV, quando integrou a equipe do professor Marcelo Coutinho Picanço, é doutor em Entomologia pela University of Minnesota (EUA) e já atuou em empresas como Monsanto e Bayer. Em seu livro, ele busca responder questões relacionadas à produção de alimentos para a crescente população mundial sem destruir o planeta.

Agricultura sustentável, alimentação saudável, orgânicos, transgênicos, venenos, agricultura alternativa, bioeconomia? Existe uma forma de produzir alimentos e manter a sustentabilidade econômica, social e ambiental ao mesmo tempo? Como chegamos a tantos questionamentos sobre o simples processo de produção de alimentos? E será que é tão simples assim?”. Esses e outros questionamentos são levantados pelo autor através de uma retomada histórica do desenvolvimento da agricultura, passando pelas principais inovações tecnológicas e suas consequências e apontando caminhos para tornar a agropecuária mais sustentável.

Tederson soma em seu currículo 20 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de tecnologias aplicadas à agricultura, incluindo biotecnologia, defensivos agrícolas, controle biológico e feromônios, com atuação nas áreas de estratégia e gerenciamento de produtos nos Estados Unidos. Além disso, ele é investidor-anjo de startups brasileiras e é cofundador da rede social YouAgro, voltada para o agronegócio. Atualmente, Tederson é diretor de P&D, no Brasil e Argentina, da startup Provivi, que desenvolve tecnologias mais sustentáveis para o manejo de pragas na agricultura.

O livro “Prato meio cheio, meio vazio: Conquistas, desafios e alternativas para alimentar a humanidade sem destruir o planetaestá disponível para vendas na Amazon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *