Entomologia UFV recebe estudantes de outras universidades brasileiras para intercâmbio acadêmico-científico

“Aqui, além dos professores da UFV, a gente tem contato com pesquisadores do exterior. Acaba sendo um conhecimento internacional dentro do próprio Brasil”. Assim, a mestranda da Universidade Federal do Tocantins (UFT ), Renata Vieira Marques, descreve o intercâmbio acadêmico-científico que está fazendo no Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV. Renata é aluna do mestrado em Ciências Florestais e Ambientais da UFT e está em Viçosa, onde deverá ficar por seis meses, cursando disciplinas e analisando os dados da pesquisa que desenvolve sobre controle biológico de ácaros-praga em pinhão-manso.

A professora assistente da UFT, Marcela Cristina A. C. da Silveira, também veio para a UFV desenvolver parte da sua pesquisa de doutorado. Além de docente, Marcela é estudante da UFT. Ela faz doutorado em Produção Vegetal e durante três meses vai trabalhar no Laboratório de Acaralogia, sob a orientação dos professores Angelo Pallini e Arne Janssen. Na UFT, Renata e Marcela são orientadas pelo professor Renato de Almeida Sarmento, egresso da Entomologia.

De acordo com Marcela, as disciplinas que está cursando na UFV são essenciais para a sua formação. Ela também ressalta o contato que teve com vários pesquisadores visitantes da Entomologia. Para Marcela, receber bem é uma característica da própria UFV, com destaque para a receptividade dos colegas: “Foi uma abertura natural do pessoal do Laboratório. Eles dão todo o apoio necessário. Mesmo antes de conhecê-los pessoalmente, eles já tiravam muitas dúvidas por e-mail”.

Marcela e Renata vieram à UFV pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) , que visa promover a consolidação de programas de pós-graduação, através da interação acadêmico-científica entre programas com conceito 3 ou 4 na CAPES e programas consolidados, com conceito 6 ou 7. Financiado pela CAPES, o Procad apoia o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, em instituições distintas, e promove a mobilidade de docentes e discentes entre as equipes envolvidas. O Programa também busca contribuir para o equilíbrio regional da pós-graduação brasileira.

Além das duas estudantes da região Norte, atualmente, uma estudante nordestina faz intercâmbio na Entomologia. A doutoranda Sheila dos Santos Tavares saiu do estado de Alagoas no mês de maio deste ano, com destino à cidade de Viçosa, para dar continuidade à sua pesquisa sobre ecologia química em cana-de-açúcar. Sheila faz doutorado em Química e Biotecnologia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e desenvolve seus experimentos no Laboratório de Semioquímicos da UFV, coordenado pelo professor Eraldo Rodrigues de Lima.

Sheila destaca que a cooperação entre as universidades facilita o seu trabalho e amplia o seu conhecimento com a influência de diferentes áreas. “Trabalho com ecologia química e estou adquirindo um conhecimento interdisciplinar: o meu orientador na UFAL, o professor Antônio Euzébio Goulart Santana, é químico, e o professor Eraldo é agrônomo. Tenho contribuições de lá e daqui”.

Essa é a segunda vez que Sheila faz intercâmbio na UFV. Através do Procad, durante o seu mestrado em Agronomia pela UFAL, Sheila passou seis meses desenvolvendo pesquisas no Laboratório de Virologia Vegetal Molecular, sob a orientação do professor do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia da UFV, Francisco Murilo Zerbini.