Entomologia promove workshop sobre técnica pouco difundida no Brasil: EPG (Electrical Penetration Graph)

A técnica de monitoramento eletrônico EPG (Electrical Penetration Graph) foi tema de um workshop promovido pela Entomologia neste mês de agosto, na UFV. O evento contou com a participação de três pesquisadores visitantes: o professor do Conselho Superior de Investigação Científica de Madri (CSIC) – Instituto de Ciências Agrárias (Espanha), Dr. Alberto Fereres, que coordenou o workshop; o Dr. Felix Cervantes da University of California/USDA e a doutoranda Lilian Pereira do Instituto Agronômico de Campinas, que ministraram palestras.

DSCN4250

O Dr. Felix Cervantes, a doutoranda Lilian Pereira e o Dr. Alberto Fereres.

Foi uma semana de discussões sobre a técnica que permite estudar com precisão o comportamento alimentar de insetos sugadores. Contudo, EPG ainda é pouco difundida no Brasil. De acordo com o Dr. Alberto Fereres, as principais aplicações de EPG são na “área de resistência planta-inseto, estudos sobre mecanismos de transmissão de microrganismos fitopatogênicos, estudos sobre modos de ação de inseticidas e estudos básicos sobre mecanismos de alimentação de insetos sugadores”.

Organizado pelo professor Eugenio Eduardo de Oliveira, o workshop realizado na UFV foi o quinto sobre o tema que o pesquisador espanhol ministrou no Brasil. Para Fereres, a semana de discussões na UFV “foi muito produtiva, alunos mostraram grande interesse. Acho que foi muito satisfatório para alunos e professores” – avalia.

O evento reuniu 30 participantes. Além de estudantes vinculados ao PPG em Entomologia, também participaram do workshop, alunos do curso de Agronomia da UFV, estudantes de mestrado e doutorado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade de Brasília (UnB), e profissionais da Embrapa Hortaliças (sediada em Brasília).

DSCN4241

Os doutorandos em Entomologia da UFV, Mauricélia Ferreira Almeida e Edmar Teulher, também ministraram palestras durante o workshop. Mauricélia passou um ano em treinamento na Espanha, com a equipe do Dr. Alberto Fereres, desenvolvendo pesquisas sobre comportamento alimentar de insetos fitossuccívoros, utilizando a técnica de monitoramento eletrônico EPG. Assim, além de promover a capacitação e difusão da técnica, o workshop na UFV foi uma boa oportunidade para o Dr. Alberto Fereres reencontrar a sua aluna que retornou de Madrid em março deste ano.

Esta foi a terceira vez que Fereres veio a Viçosa. A primeira visita aconteceu há dois anos, quando atendendo ao convite do professor Eugenio, o pesquisador conheceu a UFV e ministrou uma palestra. A segunda visita foi no ano passado, quando Fereres veio fazer os ajustes necessários para colocar em funcionamento o equipamento de EPG adquirido pelo Laboratório de Fisiologia e Neurobiologia de Invertebrados.