Entomologia participa de várias iniciativas de difusão científica

A Entomologia UFV mais uma vez participou de iniciativas voltadas para a difusão do conhecimento científico. Confira a seguir um pouco da programação que movimentou o mês de novembro.

III Ciência na Praça

A 3ª edição do Ciência na Praça foi realizada no dia 25 de novembro, na Escola Estadual Raul de Leoni, no bairro Santo Antônio, em Viçosa (MG). Cerca de 150 pessoas estiveram presentes para conferir a exposição de trabalhos científicos desenvolvidos na UFV. O Departamento de Entomologia apresentou os temas “Como funciona o Whatsapp dos insetos?” e “Conhecendo as formigas de nosso quintal”.

A estudante Laura Marcela Machuca Mesa integrou a equipe que apresentou “o Whatsapp dos insetos”, cujo objetivo foi demonstrar a comunicação planta-inseto e inseto-inseto. “Nós elaboramos uma maquete com uma árvore e dois insetos, um herbívoro e um parasitoide. A árvore tinha uma lâmpada verde que simulava os voláteis que ela emite comumente e o inseto herbívoro se sentia atraído por esses voláteis, ele também tinha uma luz da mesma cor. Quando o inseto herbívoro chegava na planta para consumi-la, uma luz vermelha se ligava na árvore para sinalizar a emissão de compostos emitidos ao sofrer ataque, e também se ligava a luz do inseto parasitoide atraído por esses compostos de emergência para atacar o herbívoro e ‘ajudar a planta'” – explica a doutoranda.

Além de Laura, a equipe contou com a participação dos estudantes de graduação Mikaelison Silva, Gislaine Souza e Lucas Rocha. Para a estudante de pós-graduação, participar do Ciência na Praça, “foi uma experiência enriquecedora, pois permitiu passar o conhecimento de uma forma simples e concreta. Penso que é outra forma de transmitir conhecimento e despertar o interesse de outras pessoas pelo que você desenvolve no dia a dia”.

O mestrando Felipe Nery também participou dessa experiência enriquecedora. Juntamente com a estudante de Biologia Gabriela Figueredo, ele compartilhou um pouco do seu conhecimento sobre “as formigas do nosso quintal”. A dupla levou para a exposição diferentes espécies de formigas, uma lupa para os visitantes utilizarem e um ninho de formigas cortadeiras Acromyrmex. De acordo com Felipe, as pessoas interagiram bastante, principalmente na observação do ninho e ao saberem como funciona a organização dentro da colônia. “Como estudante, creio que é importante participarmos de eventos como o Ciência na Praça não somente para a nossa formação, mas para cumprir o papel de levar para fora da academia o conhecimento que compartilhamos dentro dela, tendo como alvo a população em geral, e ao compartilhar esses conhecimentos, nós aprendemos muito também”.

Feira do Conhecimento em Ervália

Quem também compartilhou um pouco do seu conhecimento sobre os insetos foram os doutorandos Wilson Rodrigues Valbon e Felipe Andreazza, o mestrando Pedro Toledo e a estudante de Agronomia Sarah Rezende. Atendendo ao convite do Colégio Educar, de Ervália (MG), a equipe do Laboratório de Fisiologia e Neurobiologia de Invertebrados promoveu a divertida corrida de baratas e apresentou aos vistantes diferentes grupos de insetos: baratas d’água, joaninhas, percevejos e caruncho do milho. De acordo com o doutorando Wilson Rodrigues Valbon,”os professores do colégio foram bastante receptivos e os alunos ficaram encantados com os insetos e com a corrida”. Além do estande da Entomologia, o evento contou com estandes sobre vários outros temas.

O convite para participar da feira de ciências do Colégio Educar veio após o sucesso que os trabalhos apresentados pela Entomologia fizeram na edição passada do Ciência na Praça. “Vendo a empolgação das crianças e outros transeuntes com a famosa corrida de baratas e as ações do nosso grupo de entomologia, eles nos propuseram que fizéssemos parte da Feira do Conhecimento, levando um pouco dos nossos conhecimentos para compartilhar com os alunos do Colégio Educar e outros convidados da cidade de Ervália” – afirma o mestrando Pedro Toledo.

Visita dos alunos da Univale à UFV

Completando as ações de divulgação realizadas no mês de novembro, a Entomologia UFV recepcionou um grupo de alunos da Univale, de Governador Valadares (MG), no dia 14. Vinte alunos do curso de Tecnólogo em Agronegócio, sob a coordenação da professora Renata Campos, egressa do PPG em Entomologia, visitaram a UFV.

A visita começou com um bate-papo descontraído sobre o papel dos insetos no agronegócio. Durante a conversa, o diretor da Ento+ Mateus Chediak apresentou aos alunos um pouco sobre a empresa, que por sua vez, oferece serviços desde a definição de objetivos/protocolos até a elaboração de relatórios finais de pesquisas. Na sequência, o grupo visitou a Econtrole, empresa de consultoria em manejo agroecológico de pragas, fundada em 2014 pelos egressos da Entomologia Felipe Lemos, João Ferreira e Danilo Bernardo. A visita seguiu pelo apiário, insetário, Laboratório de Interação Inseto-Planta e Laboratório de Fisiologia e Neurobiologia de Invertebrados.

Para o doutorando Wilson Valbon, que auxiliou na recepção dos estudantes da Univale, “essas visitas são importantes para os alunos visitantes, pois eles entram em contato com a entomologia por uma visão acadêmica/científica e empresarial, uma vez que a Entomologia da UFV proporciona essas duas abordagens. Para o Departamento e o Programa é uma oportunidade de divulgação e de acolher novos alunos, além de treinar os pós-graduandos para enfrentar um público diferente do nosso seminário”.