Entomologia UFV obtém nota máxima da Capes pela terceira vez consecutiva

O Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV obteve conceito 7 na Capes pela terceira vez consecutiva. O resultado da Avaliação Trienal 2013 foi divulgado nesta terça-feira, dia 10. Nas avaliações anteriores, realizadas em 2007 e 2010, a Entomologia UFV também obteve nota máxima, que é atribuída apenas aos cursos considerados de excelência internacional.

O Programa atua em diversas áreas: Entomologia Agrícola, Entomologia Médica, Ecotoxicologia de inseticidas, Ecologia, Morfologia, Fisiologia, Comportamento, Evolução, Taxonomia, Bioquímica, Fisiologia e Patologia de insetos. Atualmente, 110 estudantes estão vinculados aos cursos de pós-graduação em Entomologia da UFV, sendo 67 matriculados no doutorado e 43 no mestrado.

Durante o doutorado, o Programa incentiva seus estudantes a realizarem treinamento parcial, na modalidade sanduíche, em outras instituições internacionalmente reconhecidas. O Programa também recebe doutores de outras instituições nacionais e estrangeiras para treinamento em nível de pós-doutorado, bem como recebe alunos para doutorado sanduíche e intercâmbio.

No que se refere à inserção dos egressos no mercado de trabalho, 95,5% dos doutores que saíram da Entomologia estão em quadros de instituições de ensino, pesquisa e extensão. O setor público federal e estadual tem sido o maior empregador. Dos egressos, 50,5% atuam em instituições federais e estaduais de ensino superior, e 12,2% atuam em instituições públicas de pesquisa.

O corpo docente do Programa é composto por 25 membros, sendo um pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), um professor da University of Amsterdam (pesquisador colaborador) e 23 professores oriundos de diversos departamentos da UFV – Entomologia, Biologia Animal, Biologia Geral, Bioquímica e Engenharia Agrícola. Todos os docentes possuem doutorado e metade destes, pós-doutorado.

Em 2014, o Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV vai completar 30 anos. As atividades foram iniciadas em 1984, vinculadas ao Departamento de Biologia Animal. A princípio, era oferecido apenas mestrado. Em 1996, iniciou o doutorado. E em 2011, o Programa passou a ter sua base estabelecida no recém-criado Departamento de Entomologia.

Para saber um pouco mais sobre esta trajetória de excelência que a Entomologia vem construindo, veja alguns indicadores do Programa.