Entomologia mantém nota máxima na avaliação da Capes

O Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV conquistou pela quinta vez consecutiva a nota máxima na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desde 2007, o Programa é nota 7 na avaliação que considera, entre outros fatores, a produção científica de orientadores e estudantes e a interação do Programa com a sociedade.

A nota, divulgada nesta segunda-feira, foi atribuída com base em dados dos anos de 2017 a 2020. “Apesar de não ter ficado surpreso, estou muito feliz e muito grato a todos envolvidos com o Programa. A PPG Entomologia é um programa consolidado e conta com um corpo de orientadores muito respeitado, atuante em diferentes áreas da entomologia que rende muitos frutos, principalmente na produção científica e geração de recursos humanos da mais alta qualidade. Além disso, contamos com o apoio eficiente do corpo técnico-administrativo, com destaque para a secretaria, que nos dá um suporte eficiente e com segurança para que o Programa funcione. Nossos discentes compõem uma bela vitrine. São atuantes na Comissão Coordenadora, na pesquisa e na extensão, sempre nos trazendo ótimas ideias, deixando o Programa à frente do nosso tempo. Lembro que esta avaliação envolveu o professor Simon como coordenador e reforço meus cumprimentos a ele. Assumi a Coordenação com o Programa em ordem e seguro que temos tudo para sermos 7 novamente em 2024”, avalia o coordenador do Programa, professor Gustavo Martins.

O professor Simon Elliot, que coordenou o programa entre os anos 2017 a 2020, destaca as mudanças no sistema de avaliação da Capes, que aumentou a ênfase em indicadores que vão além da pesquisa, como fixação de egressos, atividades de extensão e outras formas de interação com a sociedade. “Apesar de (o relatório) ter dado trabalho, não foi difícil achar exemplos destas outras atividades. Felizmente a Entomologia sempre esteve bem ativa nestes outros pontos, e isso não é a coordenação ou o coordenador que faz – são os membros do programa, os docentes, os discentes e os técnicos, que fazem e sempre fizeram essas atividades.”

A manutenção da nota confirma a excelência do Programa em nível mundial e impacta diretamente na captação de recursos, permitindo a continuidade das pesquisas e demais atividades realizadas. “Para os alunos, ainda tem o fato de que, quando eles saírem, eles vão levar o nome da Entomologia UFV, que sabemos tem peso no mundo todo”, avalia Simon.

Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves