Egresso da Entomologia UFV toma posse como professor da Universidade Federal do Acre

Rio Branco, a capital do Acre, acaba de receber o mineiro Farley William Souza Silva  para atuar como professor universitário federal. Após prestar concursos em dez diferentes estados brasileiros, e ficar classificado em vários deles, o doutor em Entomologia tomou posse no dia 6 de junho, na Universidade Federal do Acre (UFAC). O mineiro assumiu a vaga ocupada até fevereiro deste ano pelo também egresso do PPG em Entomologia da UFVTiago Georg Pikart.

Foram cinco anos entre a conclusão do doutorado e a nomeação em um concurso público. Apesar do desgaste vivenciado nesse período, Farley não desanimou, nem mesmo diante do cenário atual nada encorajador para quem almeja uma vaga efetiva no serviço público. “É um momento delicado, pois as perspectivas de investimento em ensino e pesquisa não são das mais animadoras. Além disso, há muitos profissionais extremamente qualificados tentando as poucas vagas que são oferecidas nos concursos. Mas não adianta desanimar. Se o sonho é ser professor de uma instituição de ensino federal, tem que se preparar e tentar que uma hora dá certo”.

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), Farley fez mestrado (2010) e doutorado em Entomologia (2014) na UFV, com período sanduíche na Queen’s University of Belfast, sob a orientação da pesquisadora Sheena Cotter. Após a conclusão do doutorado, ele atuou como pós-doc na UFV até 2018, sob a supervisão do professor Simon Luke Elliot, seu orientador desde o mestrado e quem não esconde a felicidade pela atual conquista do seu antigo orientado. Desde o início da pós-graduação, Farley vem se dedicando ao estudo das interações inseto-microrganismos nas mais diferentes vertentes, como: ecologia imunológica, comportamento e morfologia interna de insetos.

Farley UFAC 1

Antes de tomar posse na UFAC, Farley estava trabalhando como professor designado da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). “Iniciei a docência nessa instituição em 2018, ficando até maio de 2019. No período em que estive na UEMG, orientei dois estudantes de Iniciação Científica e uma monografia de conclusão de curso, todos no curso de Agronomia”.  Além da UEMG, Farley também ficou classificado em concursos de outras cinco instituições. “Foram várias participações em concursos, em Universidades e Institutos Federais. Tentei concursos em Minas Gerais, Goiás, Mato Grasso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Tocantins e Bahia”.

Encerrando essa fase de tentativas e expectativas, a tão aguardada convocação veio da região Norte. Recém-empossado na UFAC, o novo professor almeja construir uma sólida carreira docente e seguir fazendo aquilo que sempre desejou: “O primeiro plano é estruturar bem as aulas que ministrarei, provavelmente, para três cursos: Agronomia, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. Posteriormente, quero me cadastrar em algum dos cursos de pós-graduação da UFAC, como: Agronomia: Produção Vegetal e Ecologia e Manejo de Recursos Naturais. E continuar minha caminhada na pesquisa, que sempre foi minha paixão, desde que comecei a fazer estágio no laboratório do professor Germano Leão Demolin Leite, no segundo semestre da minha graduação em 2003. Poder trabalhar com o que gosto, ensino e pesquisa, é um sonho que poderei realizar a partir deste ano” – comemora.