Egresso completa formação nos EUA e atende a mercado internacional de pesquisa

Quando o entomologista Marcelo Rabelo iniciou o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Entomologia, em 2018, ele sabia exatamente o que queria: aproveitar as portas abertas pelo PPG na comunidade científica internacional e completar sua formação em outro país. Há dois meses, como resultado dessa trajetória certeira, ele abriu a IVA SCIENCES , uma empresa de pesquisa projetada especialmente para atender ao pujante mercado do agronegócio. “No Brasil e nos EUA, há uma explosão, eu chamaria de uma revolução agrícola para um lado mais sustentável, com uma imensa quantidade de produtos biológicos sendo desenvolvidos para controle de pragas, para adubação… Isso está explodindo e tem alta demanda para pesquisa.”

Marcelo se graduou em Agronomia, na Universidade Estadual de Montes Claros, e veio para o PPG para cursar o mestrado, em 2016, sob orientação do professor Eliseu Pereira. O doutorado veio em seguida, na mesma linha de pesquisa (interação inseto-planta). “Foi no PPG que meu trabalho começou a ganhar mais visibilidade. Eu decidi antecipar as minhas responsabilidades acadêmicas, minha qualificação, porque queria deixar os últimos dois anos livres para uma experiência internacional. Comecei a me preparar pra isso, a estudar inglês e depois que me qualifiquei, apliquei para uma bolsa do CNPq, mas não fui aprovado.” Nessa época, a professora Silvana Paula-Moraes, também egressa do PPG, tinha aprovado um projeto na Universidade da Flórida, onde leciona, e convidou Marcelo para se juntar ao time dela. “Eu fiquei na Universidade da Flórida nos dois anos finais do doutorado e por quase 3 anos a mais, como pós-doc, até muito recentemente.”

Foi morando na Flórida, mais exatamente na cidade de Navarre, que Marcelo identificou a demanda das empresas americanas por consultoria em pesquisa e decidiu abrir seu negócio. Dali ele presta serviços para companhias sediadas em pontos diferentes dos EUA. “O que eu ofereço são os mais de dez anos de experiência na academia, com pesquisa. Meus clientes são empresas que estão produzindo tecnologias sustentáveis para agricultura. Me demandam, por exemplo, soluções para o fornecimento de espécies usadas no controle de pragas, ou teste de produtos novos seja em laboratório ou em casa de vegetação, por exemplo”, explica.

Para ele, o fator fundamental para conseguir aplicar no mercado o conhecimento adquirido nos anos de mestrado e doutorado foi estar atento às demandas. “Apesar de já haver empresas no mercado oferecendo este mesmo tipo de pesquisa, identifiquei o nicho em que poderia atuar e criei minha oportunidade. Não tenho a menor dúvida de que há espaço semelhante em diversas outras partes do mundo, inclusive no Brasil.”

Além do PPG Entomologia, que criou as bases para a investida de Marcelo nos EUA, ele carrega consigo a inspiração vinda da própria infância. “Eu sempre fui apaixonado por insetos, e desde criança fui incentivado a prosseguir. Minha mãe foi a primeira educadora que me inspirou neste caminho. Ela se tornou professora quando, no Brasil, ser uma professora negra era algo quase impossível de se ver acontecer, e ela venceu”. E foi com o nome da mãe, Maria Iva, que Marcelo batizou sua empresa. “IVA vem do nome dela, e da ideia de inovação, valor e ambição, princípios que guiam o nosso trabalho.”

Foto: IVA SCIENCES