Egressa do PPG aborda mitos e verdades sobre os fungos Cordyceps em live nesta terça

Os fungos Cordyceps, o assunto do momento depois da estreia da série “The last of us“, da HBO, serão tema da live promovida nesta terça-feira pelo grupo Funga Capixaba com a egressa do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Keminy Bautz

Keminy cursou mestrado e doutorado pelo PPG, sob orientação do professor Simon Elliot. No doutorado, ela avaliou o potencial do Cordyceps cateniannulata no controle biológico da broca-do-café e do bicho-mineiro, tanto em condições de laboratório, como em casa de vegetação e semi-campo. Agora, com o crescimento do interesse geral sobre o fungo, ela vai apresentar o resultado de suas pesquisas e também derrubar alguns dos mitos criados na série sobre o fungo. 

“Nós que trabalhamos com o Cordyceps estamos com receio das pessoas criarem uma rejeição ao fungo. Algumas espécies desse gênero são utilizadas para o controle biológico de pragas, e seria muito ruim se, por exemplo, os produtores deixassem de utilizar tais produtos a base desses fungos por medo de se infectarem”, explica ela, que atualmente é pós-doc no Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia (na Clínica de Doenças de Plantas). “É importante mencionar que até o momento não há nenhum registro de que fungos entomopatogênicos no geral possam infectar seres humanos. O que se passa na série é ficção científica.”

A live é aberta ao público em geral, e acontece às 19h desta terça, 11 de abril, no perfil @fungacapixaba, no Instagram.

Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *