Doutorando em Entomologia recebe prêmio pelo melhor pôster apresentado em Simpósio na Bélgica

O doutorando Wagner Faria Barbosa recebeu o prêmio de melhor pôster durante o XII International Symposium Hazards of Pesticides to Bees, realizado na cidade de Ghent, na Bélgica, no período de 15 a 17 de setembro. Wagner apresentou o trabalho “Reduced-risk insecticides in Neotropical stingless bees species: impact on survival and activity”, que aborda alguns dos possíveis impactos de inseticidas considerados de baixo risco em abelhas sem ferrão, nativas de regiões neotropicais.

O trabalho, desenvolvido com a orientação do professor Raul Narciso Carvalho Guedes, considera também o impacto de bioinseticidas de origem natural (como Nim e Spinosad) que frequentemente são percebidos como seguros para organismos benéficos, tais como as abelhas. O doutorando explica que tal percepção tem sido atribuída simplesmente à origem do bioinseticida sem, no entanto, considerar estudos ecotoxicológicos e de avaliações de risco.

Wagner acredita que ter seu trabalho reconhecido em um evento internacional abre a possibilidade para novas colaborações científicas. “Tivemos um pouco mais de atenção para os impactos que o uso de pesticidas na agricultura pode causar em abelhas que são nativas de regiões tropicais como o Brasil. Para mim,  os olhos mais atentos daqueles que mais entendem e estudam sobre o assunto podem gerar futuras colaborações para investigar mais de perto os impactos do uso de pesticidas em abelhas sob nossas condições regionais, que são diferentes das europeias e americanas, e que abrangem espécies com características singulares” – avalia.

Certificado Wagner F Barbosa