Doutorando conquista prêmio na reunião anual da Entomological Society of America – Southeastern Branch

O doutorando em Entomologia Marcelo Mendes Rabelo conquistou o primeiro lugar na competição de trabalhos apresentados por estudantes de doutorado, durante a reunião anual da Entomological Society of America –  Southeastern Branch, realizada de 3 a 6 de março, na cidade de Mobile (Alabama), nos Estados Unidos. O estudante foi premiado pelo trabalho “Parental effect resulting from exposure to Cry1Ac protein in Spodoptera cosmioides (Lepidoptera-Noctuidae)”, desenvolvido no seu primeiro ano de doutorado na UFV, sob a orientação do professor Eliseu José Guedes Pereira. O objetivo do trabalho “é entender o impacto de plantas geneticamente modificadas em lagartas desfolhadoras que não são alvo da tecnologia, e como essa interação (inseto-planta) pode afetar as gerações futuras do inseto”.

Marcelo RabeloTodos os anos, durante a reunião da Entomological Society of America –  Southeastern Branch, estudantes de graduação, mestrado e doutorado têm a oportunidade de participar de uma competição, apresentando trabalhos na modalidade pôster ou oral. A avaliação e o julgamento são baseados no conteúdo científico do trabalho (50%) e na performance do aluno durante a apresentação (50%). Vencedor da categoria “Outstanding Ph.D. Oral Presentation – session II”, Marcelo conta que foi difícil acreditar: “Estava pronto para fazer uma boa apresentação, mas não imaginei que estaria entre os melhores. A competição é de alto nível, e competir com estudantes americanos de diversas universidades me deixou inseguro, estava completamente fora da minha zona de conforto. O reconhecimento pelo êxito de um bom trabalho é algo que nos inspira a ir muito mais longe. Reanima nossas forças e nos faz acreditar em nosso potencial”.

University of Florida

Atualmente, Marcelo passa por período de doutorado sanduíche na University of Florida (EUA), sob a orientação da pesquisadora brasileira Silvana Paula-Moraes, egressa do PPG em Entomologia, professora do Entomology & Nematology Department. “O Entomology & Nematology Department da UF foi avaliado no ano passado como o melhor departamento de entomologia do mundo. Está sendo uma experiência extremamente relevante para minha vida profissional e tenho certeza que fará diferença no meu currículo. Trabalhar com a doutora Silvana Paula-Moraes e seu time tem sido incrível. Todos me acolheram muito bem e foram muito pacientes durante o meu processo de adaptação nos EUA”.

Marcelo Rabelo 2Todo processo de mudança impõe seus desafios, para Marcelo o idioma foi o principal deles. “Leva tempo até o inglês fluir naturalmente, é preciso ter paciência. Estar imerso na língua inglesa foi o ponto chave para que em menos de um ano eu pudesse participar de uma competição de igual para igual com nativos. Ainda que minha orientadora seja brasileira, fomos muito disciplinados e só nos comunicamos em inglês. Sabíamos que isso iria impactar na velocidade do meu aprendizado”.

Pelo que se pode perceber, o aprendizado tem sido contínuo. “Desenvolver pesquisa em uma universidade americana sempre foi um sonho. O suporte que recebo para conduzir minha pesquisa é excelente. Facilita a vida, mas não pense que a diferença vem somente disso, tudo depende do quão dedicado e disposto você é”. E disposição não falta ao doutorando para aproveitar bem o período que ainda lhe resta nos Estados Unidos. “Meu projeto na Universidade da Flórida acaba em abril de 2020. Retornarei ao Brasil para finalizar oficialmente o doutorado na UFV. Ainda tenho mais de um ano de trabalho duro e quem sabe, mais premiações durante esse caminho”. Feliz com os resultados obtidos até aqui, Marcelo não deixa dúvidas sobre o período de doutorado sanduíche: “No geral, a experiência de morar nos EUA tem sido magnífica. Encorajo e recomendo a todos os estudantes brasileiros a aproveitar as oportunidades de passar uma temporada em outro país. O crescimento vai além do profissional, nos torna mais fortes, preparados para futuros desafios e nos ensina a valorizar tudo o que temos de bom em nosso país”.

Leia também: Entomologista brasileira conquista vaga de professora na Universidade da Flórida