Discentes avaliam o Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV

O que você, mestrando ou doutorando em Entomologia, tem a dizer sobre o nosso Programa, o laboratório ao qual você faz parte e outras questões gerais relacionadas à pós-graduação? Recentemente, 66 dos 87 estudantes vinculados ao PPG em Entomologia da UFV participaram da Avaliação Discente do Programa, um questionário on-line proposto pelas representantes Juliana Lívia Vieira e Adriana Helena Walerius. O objetivo foi “proporcionar a contribuição anônima dos pós-graduandos para a melhoria contínua do Programa, tanto no âmbito de prover subsídios para a avaliação da Capes, quanto na preocupação do Programa com o bem-estar de seus discentes”.

Disponibilizado no Google Forms, o questionário recebeu respostas durante sete dias. Sugestões como: maior colaboração entre os professores; criação de grupos de estudo/trabalho em entomologia; esclarecer melhor as atribuições da coordenação do Programa e da representação discente; aumentar a proximidade da coordenação com os alunos; repasse de informes da comissão coordenadora sobre suas reuniões; atualização do quadro de disciplinas, com oferta de disciplinas de tecnologia (programação), empreendedorismo, estatística e tópicos recentes; oferta de disciplinas de outros programas de pós-graduação; maior parceria com empresas e institutos de pesquisa; acompanhamento de egressos e disponibilização de informações sobre os mesmos. Essas e várias outras sugestões foram feitas pelos participantes da Avaliação Discente do Programa, que não apenas entenderam a importância dessa iniciativa, como também pediram que o questionário seja aplicado periodicamente.

As representantes discentes Juliana Lívia Vieira e Adriana Helena Walerius avaliam: “Obtivemos dois documentos distintos, o resultado geral e o de cada laboratório. Apresentamos o resultado geral para alunos, professores e servidores, e o resultado de cada laboratório foi enviado de maneira privada para o respectivo orientador, visando evitar qualquer constrangimento ou comparação. Foi muito bacana a adesão de todos e a própria ação em si, que surgiu de uma demanda dos discentes”.