Coordenador do World Mosquito Program no Brasil fala aos alunos da Entomologia

O pesquisador da Fiocruz e coordenador do World Mosquito Program no Brasil, Luciano Moreira, falará nesta quinta-feira, dia 25, aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Entomologia. A palestra de Luciano, com o tema “A bacterium in the fight against arboviruses”, marca a abertura do semestre na disciplina Seminários e tem apoio do Grupo de Estudos Insectum

O World Mosquito Program (WMP) é uma iniciativa internacional que trabalha pelo controle de doenças transmitidas por mosquitos. O WMP nasceu na Austrália, em 2011, e hoje opera em 11 países, inclusive o Brasil. Aqui, a atuação do programa é voltada ao Aedes aegypti, através do Método Wolbachia. Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos, inclusive em alguns mosquitos, mas não no Aedes aegypti. Quando inserida nele, porém, ela impede que os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro dele.

A palestra de Luciano será ministrada em inglês e aberta a todos os interessados, neste link.