Conscientes da importância da participação da mulher nos espaços de decisão, alunas assumem representação discente

“Acreditamos que a mulher precisa ter mais participação na sociedade, seja na pesquisa, na liderança ou mesmo representando um grupo de alunos diante de uma comissão coordenadora”. Com essa visão, as doutorandas Elem Fialho MartinsMayara Loss Franzin assumiram a representação discente na Comissão Coordenadora do PPG em Entomologia. A consciência da participação ativa nos espaços de decisão impulsionou a candidatura da dupla. “Várias coisas nos motivaram: conhecer um pouco mais sobre o que acontece dentro do Departamento, a vontade de dar a nossa opinião como alunas sobre vários assuntos que são abordados e também o fato de não termos visto nenhuma mulher se candidatar nos últimos tempos”.

Eleitas numa votação com chapa única, as representantes acreditam que “muitos estudantes não sabem quais são as atribuições de um representante discente. Outros acham que não se encaixam no perfil, o que é completamente compreensível, muitas vezes somos desestimulados até mesmo por parte de professores, claro que não em sua maioria. Outro caso é que muitas pessoas estão realizando experimentos, escrevendo artigos, qualificando ou mesmo participando de muitas atividades em seus laboratórios, o que pode ser levado em conta na hora de assumir a representação”. Mas mesmo com todos esses compromissos, comuns aos estudantes da pós, Elem e Mayara estão dispostas a conciliar suas atividades acadêmicas com os compromissos que a representação discente exige.

Ambas as estudantes são orientadas pela pesquisadora da Epamig Madelaine Venzon, orientadora do PPG em Entomologia. Trabalhando com controle biológico conservativo de pragas, Elem integra a equipe da Epamig desde quando estava na graduação. “Sou Viçosense, cursei Agronomia na UFV e durante a graduação tive a oportunidade de fazer iniciação científica na Epamig, no Laboratório de Controle Biológico. Lá recebi muito incentivo para fazer pós-graduação, seja por parte da minha orientadora, seja pelos amigos do laboratório”. No doutorado, Elem está pesquisando sobre “controle do bicho mineiro do café, através da inserção de plantas associadas que tragam benefícios para inimigos naturais, seja através de voláteis, seja pelo oferecimento de recursos”.

Mayara, por sua vez, trabalha com “controle biológico conservativo na cultura do café com a utilização de fungos entomopatogênicos de solo”. Capixaba, Mayara cursou Agronomia no Instituto Federal do Espírito Santo, no Campus Itapina, fez mestrado na Universidade Federal de São João Del Rei e veio para a UFV fazer o doutorado. “Desde o início da graduação fiz iniciação científica em entomologia com ênfase na utilização de extratos de plantas inseticidas no controle alternativo de pragas, com a orientação de um egresso do PPG em Entomologia, Anderson Mathias Holtz. No mestrado, eu continuei trabalhando com entomologia, na área de defesas de plantas, orientada por outro egresso daqui, Marcos Antonio Matiello Fadini, na Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Sete Lagoas. A minha escolha pelo doutorado na UFV foi devido à minha vontade de me tornar entomologista e pelos meus ex-orientadores sempre me apoiarem e aconselharem muito a vir para cá”.

Agora, na representação discente, Elem e Mayara vão substituir os estudantes José Augusto Roxinol e Wilson Rodrigues Valbon. “Gostaríamos de agradecer os antigos representantes discentes pelas dicas passadas, pelo incentivo e por terem nos representado tão bem até aqui!”. Nesta nova etapa, as representantes discentes estão à disposição de todos os estudantes para esclarecer dúvidas e receber sugestões. Para entrar em contato com elas, basta enviar um e-mail para discentes.entomologia@gmail.com ou através do perfil Discentes Entomologia UFV,  no Facebook.