Com foto inspirada na Entomologia, estudante conquista terceiro lugar em concurso de fotografias

Com a foto intitulada “Bees: more than honey”, a estudante de graduação Sarah Miranda de Rezende conquistou  o terceiro lugar no 1º Concurso Fotográfico ”Agronomia e suas belezas”, realizado pelo Centro Acadêmico de Agronomia. Aluna do 6º período, Sarah faz estágio no Laboratório de Fisiologia e Neurobiologia de Invertebrados há aproximadamente dois anos: “Tenho uma afinidade com abelhas desde sempre, herdei isso dos meus pais, que já trabalharam extraindo produtos apícolas durante anos. Trabalhei com abelhas fazendo testes de toxicologia e comportamentais durante um ano, e é no laboratório, nas pesquisas realizadas e nas pessoas que trabalham comigo, que encontro minha inspiração diária”. Dentre as 65 fotografias inscritas no concurso, a foto de Sarah se destacou, ficando entre as dez melhores.SARAH MIRANDA

Sarah costuma fotografar insetos durante experimentos em laboratório e no campo. “Essa foto do concurso foi tirada em uma árvore entre o Departamento de Entomologia e o nosso laboratório, que fica no porão do Alojamento Feminino. Escolhi-a por ter conseguido capturar um momento específico em um bom ângulo, e  também por se tratar de uma espécie de abelha nativa aqui do Brasil. Eu quis mostrar a grande importância desse inseto e ao mesmo tempo, dar destaque para a entomologia”.

A estudante intitulou a sua foto de “Bees: more than honey” e assim a descreveu para o concurso: “enxameação de abelhas nativas jataí (Tetragonista angustula). Além de produzirem mel, própolis e cera com poderes medicinais e culinários, elas são responsáveis pela polinização de vários produtos agrícolas, ajudando a manter variedade e qualidade na mesa dos brasileiros”.

O 1º Concurso Fotográfico ”Agronomia e suas belezas” buscou “despertar o olhar dos alunos da UFV para os encantos dessa profissão”. Todas as fotos inscritas retrataram uma das grandes áreas do curso: entomologia, fitopatologia, fitotecnia e solos. De acordo com o Centro Acadêmico (CA), a ideia de realizar o concurso partiu de um ex-membro do CA, Alan Felipe Teixeira. “Ele não teve prazo para colocar o projeto em prática. Então, a ideia foi repassada para os novos membros, que abraçaram a causa. O tema foi definido em reunião com todos os membros, e pensado em algo relacionado à Agronomia, uma vez que representamos o curso”.

Sarah ficou sabendo do concurso por uma amiga, que é membro do CA e revela: “Mas foi no meu ambiente de trabalho e, principalmente, nas pessoas que dividem o dia comigo que consegui confiança e motivação para enviar a foto. Eu sabia que a foto tinha potencial, mas tive receio de participar, pois as fotos disponibilizadas na página do concurso eram boas e representavam o meio agrícola muito bem”. Apesar de ser uma fotógrafa amadora, Sarah acredita que para conseguir tirar boas fotos de insetos, é  “essencial ter paciência, atenção, ser observadora e ter destreza para capturar o momento certo”.

Confira o resultado completo do 1° Concurso de Fotografia ”Agronomia e suas belezas”:

1. Luís Flávio Pereira
  2. Luiz Mário Lopes Valente
  3. Sarah Miranda de Rezende
  4. Dyóge Augusto Teodoro
  5. Endy Lopes Kailer
  6. Maria Victória Costa de Souza
  7. Wemerson Mendonça
  8. Lucas Rodrigues Vieira de Sousa
  9. Luci Medeiros
  10. Jéssica Ferreira Rohden

Todas as fotos inscritas no concurso podem ser conferidas neste link.