Coleções entomológicas foi tema do II Bar com Ciência

Conhecimento científico e descontração reunidos em um só lugar, o  Bar do Marcelo. No dia 22 de novembro, o estabelecimento recebeu a segunda edição do Bar com Ciência, evento idealizado pelo professor Paulo Sérgio Fiuza e realizado pelos alunos da disciplina ENT 666 – Taxonomia de Insetos Adultos. Para a estudante do mestrado em Entomologia Larissa de Souza Fietto, que participou do Bar com Ciência pela primeira vez, “eventos como esse nos dão a oportunidade de falarmos de assuntos sérios e importantes, mas de uma forma descontraída, que possa alcançar a todos da comunidade”. O assunto desta vez foi coleções entomológicas.

DSC00385

 Os 14 alunos da ENT 666 se dividiram em grupos, ficando cada um responsável por apresentar um tema. As apresentações seguiram uma ordem lógica para a montagem de uma coleção de insetos:

1º) A importância das coleções entomológicas;

2º) Métodos e técnicas de coleta ativa de insetos;

3º) Métodos e técnicas de coleta passiva de insetos; 

4º) Métodos e técnicas de montagem, rotulagem e preservação de insetos;

5º) Maneiras e procedimentos para identificação de insetos.

Após a apresentação dos cinco grupos, os alunos responderam às perguntas do público. “Todas as pessoas presentes foram muito receptivas, prestando atenção e fazendo perguntas ao final das apresentações”. O grupo da mestranda foi responsável por falar sobre “Maneiras e procedimentos para identificação de insetos”. “Abordamos a importância de uma identificação correta e os métodos usados para que isso seja feito: uso da chave dicotômica, de descrições taxonômicas, consultas a coleções entomológicas de museus e envio de espécimes para taxonomistas especialistas no grupo que queremos identificar. Explicamos a maneira adequada de proceder para se utilizar cada um desses itens”.

DSC00408

Para quem participou da mostra de trabalhos da ENT 666 no Bar do Marcelo, o II Bar com Ciência mostrou que é possível levar, de forma leve e agradável, o conhecimento gerado na UFV para além das Quatro PilastrasEu nunca havia participado de nada parecido com o Bar com Ciência. Achei tudo muito bem organizado pelo professor Paulo Fiuza e por todos alunos que se dedicaram à preparação do conteúdo para as apresentações. Eventos como esse são ótimas ocasiões para a popularização da ciência que fazemos na Universidade” – avalia.

 Fotos: Leonardo Rodrigues

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *