Candidatos à reitoria da UFV respondem questões levantadas pela Entomologia

A UFV se prepara para escolher o dirigente máximo que estará à sua frente pelos próximos quatro anos. A consulta à comunidade universitária para escolha do novo reitor será realizada no dia 13 de novembro. Quatro chapas disputam a eleição, e a Entomologia foi saber de cada uma delas o que pensam e propõem sobre temas de relevância  para a UFV.

O primeiro tema abordado é o posicionamento da UFV em rankings nacionais e internacionais. Nesta matéria, serão apresentadas a pergunta formulada pela Entomologia e a resposta de cada uma das chapas na íntegra.

A Entomologia perguntou aos candidatos: A UFV figura hoje em apenas um ranking internacional, o QS University Rankings, divulgado pelo instituto britânico Quacquarelli Symonds. No ranking QS, a UFV aparece na 93ª posição entre as instituições do BRICS e entre as 100 principais na área de Ciências Agrárias e Florestais (atrás da Unicamp, USP, Unesp e UFMG). Considerando o Ranking Universitário Folha, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, a UFV é a 19ª do Brasil, com desempenho particularmente medíocre em Internacionalização e Mercado. Diante disso, como a UFV pode melhorar substancialmente o seu posicionamento em quatro anos?

Chapa 1 – Todos Pela UFV

  • Reitor: Demetrius David da Silva (Departamento de Engenharia Agrícola)
  • Vice-reitora: Adriana Ferreira de Faria (Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica)

Apesar dos desafios para atender aos rankings internacionais, cujos critérios podem se distanciar da realidade brasileira, é preciso e possível, no comparativo nacional, melhorar a posição da UFV. Como exemplo, pretende-se incentivar e viabilizar a realização de estágio pós-doutoral em instituições de pesquisa de excelência em países considerados “major players” no campo científico e tecnológico, assim como o intercâmbio acadêmico de discentes e oferecer condições adequadas para a manutenção de pesquisadores visitantes na UFV. Precisamos, ainda, reduzir as barreiras burocráticas para a realização de pesquisa de excelência na instituição. Neste sentido, ações imediatas como a melhoria da qualidade da internet, da manutenção preventiva, dos processos de compras, dos serviços de divulgação e tradução de artigos científicos e da estrutura para a captação de recursos serão implementadas a fim de resultar em maior eficiência e ganho de tempo para aprimorar as pesquisas. No que concerne ao Mercado, precisamos melhorar cada vez mais o ensino de graduação e ampliar a sua visibilidade, principalmente com a realização de atividades extracurriculares, promoção de sua internacionalização, fortalecimento do Serviço de Estágio da UFV para ampliar as oportunidades de mercado aos nossos alunos e aperfeiçoamento do programa de mobilidade institucional, nos âmbitos nacional e internacional, bem como intercâmpus.

Chapa 2 – Inovação

  • Reitora: Maria Goreti de Almeida Oliveira (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular)
  • Vice-reitor: Orlando Pinheiro da Fonseca Rodrigues (Departamento de Física)

A conquista de posições em qualquer ranking universitário, seja nacional ou internacional, requer incrementos de qualidade no desempenho acadêmico da instituição. O papel que cabe à Reitoria na busca desse objetivo é o de provocar e liderar um processo de mobilização institucional focado no desenvolvimento da excelência acadêmica. Objetivamente, a Reitoria deve servir-se de suas prerrogativas estatutárias, acionando o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, para, consultadas as demais instâncias, definir diretrizes de ações acadêmicas. O CEPE deve funcionar priorizando sua atribuição de coordenação das atividades acadêmicas da Universidade. À Reitoria, secundada pelos pró-reitores, cabe buscar e identificar recursos e oportunidades que deem suporte às iniciativas dos docentes e pesquisadores. Sentimos que os Colegiados Superiores têm que deliberar e definir uma política institucional que melhor capacite a Universidade à tomada de iniciativa autônoma de ações e programas, no lugar de apenas responder às demandas do Governo.

Chapa 3 – UFV Sem Parar 

  • Reitora: Nilda de Fátima Ferreira Soares (Departamento de Tecnologia de Alimentos)
  • Vice-reitor: João Carlos Cardoso Galvão (Departamento de Fitotecnia)

 É o terceiro ano que a UFV participou do QS University, e vem melhorando o seu desempenho, principalmente, pela atenção que nossa administração deu a esse processo de visibilidade internacional. Trabalhamos com cuidado e dedicação no envio das informações ao Instituto Britânico e aos demais rankings. Entretanto, temos consciência que precisamos aprimorar ainda mais esse sistema, gerenciando um setor administrativo de coleta de dados institucionais que alimentará tais rankings. Também precisamos envolver mais os ex-alunos e docentes,  intensificando nossa rede de contatos junto ao setor privado sobre a importância de se responder aos questionários dos rankings. Além disso, é importante trabalhar na melhoria dos indicadores analisados por essas instituições. Propomos a intensificação das ações de internacionalização, desenvolvendo novas parcerias, participando dos fóruns internacionais e aperfeiçoando o apoio à publicação de artigos científicos. Já oferecemos disciplinas em inglês, e abrimos um curso de português para estrangeiros, mas iremos ampliar a oferta dessas disciplinas e em outros idiomas. Criaremos a Diretoria de Relações Empresariais e de Parcerias visando à maior interação da UFV com as empresas e ainda facilita um engajamento melhor dos nossos estudantes no mercado de trabalho. Essas são algumas medidas que pretendemos desenvolver em nossa gestão. No entanto, outras podem ser conhecidas, acessando o nosso site  www.chapa3.ufv.br .

Chapa 4 – Participação 

  • Reitor: Gumercindo Souza Lima (Departamento de Engenharia Florestal)
  • Vice-reitor: Carlos de Castro Goulart (Departamento de Informática)

 Não respondeu.

———————–

Vale destacar que para a divulgação desta matéria, as perguntas e as regras para respostas foram enviadas por e-mail para os quatro candidatos, no dia 16 de outubro. As respostas deveriam ser enviadas para o e-mail site.entufv@gmail.com, até o dia 27 de outubro.

 Os próximos temas a serem abordados pela Entomologia serão: arrecadação em pesquisa e visibilidade da UFV. Não deixe de acompanhar por aqui, e também na nossa página no Facebook , a opinião dos candidatos.

7 Comments on “Candidatos à reitoria da UFV respondem questões levantadas pela Entomologia

  1. Mais ma vez a Chapa 1 (Demetrius e Adriana) se destaca ao responder mais esse questionamento. Demonstra que está mais do que preparada para elevar o conceito da nossa instituição, por meio da modernização. A nossa UFV precisa disso URGENTE!

  2. Sem dúvidas, Chapa 1 é a melhor opção! A resposta mais concreta e com ações que realmente levarão a UFV à excelência…

  3. A chapa #3 (Nilda e João Galvão), não tem apenas propostas, tem ações concretas. Tudo que foi posto pelas chapas 1 e 2 estão em andamento pela administração atual, da Profa. Nilda, e se ela já faz, tem experiência no assunto, conhece melhor do que ninguém os desafios, e por isso mesmo, tem mais condições que todos os demais de ampliar o trabalho desenvolvido!!!

  4. Eu vou de chapa 3 “UFVSEMPARAR”, pois sei do empenho da Profa. Nilda para tornar a UFV reconhecida nacional e internacionalmente. Na atual gestão vários convênios foram firmados com universidades e institutos de pesquisa internacionais.

  5. Conheço a profa. Nilda desde a graduação, quando fui bolsista de iniciação científica. Diante de toda sua competência, tanto como professora quanto como pesquisadora, decidi fazer a pós-graduação sob sua orientação. Não tenho dúvidas de que fiz a escolha certa. Atualmente, sou professor da UFV – Campus Rio Paranaíba e sei que ela, juntamente com o prof. João Galvão, irão melhorar cada vez mais a qualidade do ensino, pesquisa e extensão da UFV em seus três campi! Por isso, para continuarmos no caminho certo, Chapa 3 é a melhor escolha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *