Candidatos a reitor apontam o que deve ser feito para que a UFV se torne ainda mais conhecida

Para fechar a série de matérias sobre as eleições para reitor na UFV, a Entomologia perguntou aos candidatos: Sabemos que o fato de uma universidade ser amplamente conhecida pelo público em geral contribui com a inserção dos seus egressos no mercado de trabalho e com a captação de estudantes e novos professores. Então, o que fazer para que a UFV se torne tão conhecida nacionalmente quanto o Doce de Leite Viçosa?

Confira o que os candidatos propõem:

 Chapa 1 – Todos Pela UFV

  • Reitor: Demetrius David da Silva (Departamento de Engenharia Agrícola)
  • Vice-reitora: Adriana Ferreira de Faria (Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica)

É necessário estruturar nosso setor de comunicação, desenvolvendo um núcleo de branding, visando expandir a visibilidade da marca UFV e sua referência institucional no Brasil e no exterior, reforçando o relacionamento da instituição com seus vários públicos. Nesse sentido, precisamos desenvolver campanhas institucionais e ampliar nosso relacionamento com veículos de comunicação de massa. Além disso, é preciso valorizar e dar maior visibilidade aos nossos pesquisadores, possibilitando a sua inserção cada vez mais efetiva em redes internacionais de pesquisa e nas mídias. Uma ação fundamental é a criação de uma plataforma online que torne a UFV mais acessível ao alcance da sociedade em geral, facilitando o mapeamento das competências acadêmico-institucionais da UFV, de seus pesquisadores e suas produções técnico-científicas, informações sobre nossas unidades, dentre outras questões, seguindo exemplos como o programa “Somos UFMG” e do CenTev/UFV e da CPPI com a criação do Innovation Link – Escritório de Ligação da UFV. Gostaríamos de convidar a todos(as) para conhecerem nosso Programa de Gestão na íntegra, acessando www.chapa1.ufv.br ou www.facebook.com/todospelaufv. Nosso compromisso é com a modernização da gestão universitária, visando ampliar a excelência e a credibilidade da UFV nacional e internacionalmente.

  Chapa 2 – Inovação

  • Reitora: Maria Goreti de Almeida Oliveira (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular)
  • Vice-reitor: Orlando Pinheiro da Fonseca Rodrigues (Departamento de Física)

A comunicação institucional não pode resumir-se à comunicação intra-comunidade e local e à promoção da Administração. Precisamos de um sistema de comunicação eficiente, capaz de identificar e conquistar espaços nos diversos veículos da mídia, promovendo a “marca” UFV em escala ampliada, até em nível internacional. Devemos, de imediato, designar um grupo de trabalho que trate da organização de um sistema de comunicação institucional, articulando e coordenando todos os agentes e iniciativas da área. Para tanto, deveremos ter definidas uma política e diretrizes que norteiem as ações de comunicação, tendo por prioridade a divulgação da UFV.

  Chapa 3 – UFV Sem Parar 

  • Reitora: Nilda de Fátima Ferreira Soares (Departamento de Tecnologia de Alimentos)
  • Vice-reitor: João Carlos Cardoso Galvão (Departamento de Fitotecnia)

A UFV é considerada uma das melhores universidades brasileiras graças à sua qualidade no ensino, pesquisa e extensão. A excelência da instituição nos variados campos do conhecimento exige o aprimoramento permanente dos nossos canais de comunicação, instrumento de ampliação e intensificação das nossas relações locais, nacionais e internacionais. Nós, Chapa 3, propomos o fortalecimento da comunicação entre a Universidade e a Sociedade, por meio de ações que promovam melhor interação com a comunidade e o público em geral. Pretendemos aprimorar a política institucional de comunicação, instrumento estratégico para a área dentro da Universidade. Ampliaremos os espaços das nossas mídias internas, como a TV Viçosa e a Rádio Universitária FM, como incentivadoras e divulgadoras de iniciativas da comunidade acadêmica. Apoiaremos também outras iniciativas institucionais de comunicação como veículo de divulgação e de valorização do trabalho e das pesquisas dos nossos estudantes e professores, como já fizemos recentemente com o vídeo institucional sobre a pesquisa e pós-graduação, que possui versões inglês e espanhol. Toda iniciativa e esforço visam cuidar e explorar positivamente a imagem da UFV, tornando-a ainda mais conhecida e reconhecida.

  Chapa 4 – Participação 

  • Reitor: Gumercindo Souza Lima (Departamento de Engenharia Florestal)
  • Vice-reitor: Carlos de Castro Goulart (Departamento de Informática)

Não respondeu.

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A Entomologia formulou três perguntas sobre os temas: posicionamento da UFV em rankings nacionais e internacionais, arrecadação em pesquisa e visibilidade da UFV. As perguntas e as regras para respostas foram enviadas por e-mail aos quatro candidatos, no dia 16 de outubro. As respostas deveriam ser enviadas para o e-mail site.entufv@gmail.com, até o dia 27 de outubro. As respostas recebidas foram publicadas na íntegra.

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3 Comments on “Candidatos a reitor apontam o que deve ser feito para que a UFV se torne ainda mais conhecida

  1. Na verdade, somente a Chapa 1 respondeu ao questionamento.
    A UFV está perdendo as oportunidades de aparecer na mídia, como antes.
    Podemos notar que nem o Programa Globo Rural não cita mais nossos Boletins de Extensão. Raramente acontece!
    Isso porque não existe nem atualização dos títulos, nem a publicação de novos.
    O último Boletim publicado foi o de número 54 , “Fabricação de Queijo Minas Frescal, em 2008. Portanto há 6 anos atrás.
    A Revista Ação ambiental era outro instrumento muito bem conceituada de divulgação da nossa instituição. Tinha uma lista enorme de assinantes. Acabou também!!!
    Outro exemplo de que a UFV não se moderniza, é saber que uma instituição desse porte não tem uma copiadora colorida, um plotter, que teriam infinitas aplicações dentro da nossa comunidade universitária. As placas de trânsito, de indicações de prédios são velhas e ultrapassadas. Até hoje são feitas com tinta à óleo com o uso de pistola. ATUALIZAR E MODERNIZAR É PRECISO!!!
    São apenas alguns exemplos que mostram que a nossa instituição parou no tempo!

  2. Infelizmente não entendi o comentário de um dos participantes, que diz que a única chapa que respondeu coerentemente foi a chapa 1, para mim a resposta está aproveitando para divulgar a página no Facebook e o seu site. Também não deu para entender o que as placas de trânsito velhas e feitas com tinta óleo e pistola têm a ver com a divulgação da UFV. Continuo concordando com a chapa 3, com placas novas ou velhas, tinta óleo ou “neon” todos os caminhos levam à Chapa UFVSEMPARAR!!!

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