Baixe o logo oficial do PPG Entomologia em alta resolução

O logo oficial do PPG Entomologia, “Besouro Vitruviano”, está disponível em alta resolução. Precisando montar um pôster, um folder ou criar algum outro layout contendo a identidade visual do Programa, baixe e utilize o arquivo a seguir, no formato PNG (com fundo transparente).

Baixe o logotipo “Besouro Vitruviano”

O “Besouro Vitruviano” reflete complexidades e peculiaridades do PPG Entomologia. Esse logo foi escolhido em 2013, entre criações de designers profissionais de vários países, sendo eleito o trabalho desenvolvido pela designer sérvia Ivana Maciev, criadora do “Besouro Vitruviano”. Para a concepção do logo, a designer se inspirou no “Homem Vitruviano” de Leonardo da Vinci, obra que explora, simultaneamente, dimensionalidade, proporção e simetria.

Inspirado no estudo matemático das proporções humanas esboçado pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, o famoso “Homem Vitruviano” de Leonardo da Vinci apresenta uma figura masculina, separada e simultaneamente em duas posições sobrepostas, com os braços inscritos num círculo e num quadrado. O desenho é considerado um símbolo perfeito e acabado da simetria do corpo humano.

A partir dessa inspiração, o logo adotado pelo PPG Entomologia apresenta ligeiras mudanças na simetria e posicionamento do besouro, remetendo ao que se observa na realidade. Em uma face, aparece o besouro impresso, semelhante a um fóssil, enquanto na outra, apresenta-se uma irradiação de sombra. Internamente ao besouro, tem-se uma vespa e uma formiga, sugerindo a complexidade de interações a serem exploradas pela Entomologia.

Na ocasião da escolha do logo oficial do Programa, outros dois trabalhos foram selecionados: “Vespa Vitruviana”, também criado pela designer sérvia Ivana Maciev e “Olhar Críptico”, desenvolvido pela designer filipina Kates Robyn. Neste link você pode saber um pouco mais sobre os trabalhos.