Aulas online da disciplina BAN 773 contribuem para manter ritmo de estudos durante a pandemia

Todo primeiro semestre, a disciplina BAN 773 – Insetos Sociais é ofertada aos alunos do PPG em Entomologia da UFV. Mas neste ano, os dez estudantes matriculados na disciplina estão tendo uma nova experiência. As aulas presenciais, que em 2020 não tiveram tempo nem de começar, deram espaço para a realização de aulas online, um formato novo para muitos, inclusive para docentes, que estão tendo a oportunidade de se reinventar em salas de aula virtuais. A professora Maria Augusta Lima Siqueira, que ministra a BAN 773, abraçou a oportunidade e assegura que, apesar do momento atual que vivemos, “a experiência está sendo inédita e gratificante”.

Professora Maria Augusta Lima Siqueira.

Utilizando plataformas como o PVANet, da UFV, e o Google Meet, docente e alunos completaram a oitava semana de aulas. A professora Maria Augusta descreve como tem organizado a disciplina: “Há atividades de estudo e aulas em tempo real, com temas específicos. Posto material para leitura no PVANet, juntamente com um roteiro de estudo. Depois da leitura, temos um encontro online, por meio do Google Meet, para discussão dos textos, retirada de dúvidas e esclarecimento de conceitos. Além das atividades semanais, estou orientando o preparo dos trabalhos por e-mail e pelo PVANet. Pretendo que os trabalhos só sejam apresentados presencialmente, após a normalização das atividades”.

Parece simples, mas não é, nem mesmo para professores experientes como Maria Augusta, pois exige domínio de técnicas e conhecimentos no ambiente virtual até então pouco explorados para quem sempre atuou no ensino presencial. Mas a docente garante: “Embora o preparo das aulas online exija maior dedicação do que a necessária para as aulas presenciais, estou aprendendo muito. Os alunos estão tendo um ótimo aproveitamento até agora, participando ativamente das aulas e atividades propostas. Como poucas disciplinas estão sendo ofertadas nessa modalidade, acho que ela também está sendo útil para manter o ritmo de estudo dos alunos. A interação com os alunos também superou as minhas expectativas. Eles estão contribuindo muito também com ideias para melhorar a disciplina, pois a modalidade é nova para mim”.

A mestranda Lara Jardim Collares ingressou na Entomologia UFV neste semestre e está cursando a BAN 773.  A interação na disciplina também a surpreendeu e as aulas estão a ajudando a estabelecer uma rotina durante a pandemia. “Como caloura da pós-graduação, estou bem animada com o curso. Além da disciplina online, estou realizando cursos gratuitos ofertados por plataformas digitais do governo e estou trabalhando de forma teórica no meu projeto, para que não fique atrasada com o cronograma. Além disso, semanalmente participo de uma reunião promovida pelo meu orientador, o professor Raul Carvalho Narciso Guedes, com todos os meus colegas de laboratório, que está sendo bem produtiva. As atividades que estou realizando estão sendo essenciais para a construção da minha rotina, o que contribui muito com a minha produtividade”.

Doutorando Raul Marques Pisno.

O doutorando Raul Marques Pisno também está cursando a BAN 773 e conta como tem organizado o seu tempo durante esse período de isolamento: “Eu tenho aproveitado para ler artigos e adiantar a escrita de um. Mesmo que eu só tenha dados parciais, tento adiantar o que dá. Agora com a disciplina de Insetos Sociais, consigo ter algo mais para direcionar minhas leituras”. Para ele, a interação durante as aulas também merece destaque: “A maioria dos alunos participa, e nós até debatemos alguns assuntos com uma naturalidade maior do que eu esperava de uma aula a distância”. Mesmo considerando que “a experiência online tem sido proveitosa”, Raul sente “falta do ambiente da universidade”, assim como todos nós.

Mas enquanto não podemos nos reencontrar na UFV e retomar as atividades presenciais, experiências como as aulas da disciplina de Insetos Sociais contribuem para aproveitar o tempo atual e otimizar o que virá, pois como bem sinaliza a professora Maria Augusta, “realizar a matéria online está sendo também positivo para adiantar as atividades do semestre, que imagino que será exaustivo após o retorno, para professores e alunos”.