Alunos do Instituto Federal Baiano vêm à UFV para complementação curricular

Um grupo de 45 estudantes do curso técnico em Agropecuária do Instituto Federal BaianoIF Baiano teve a oportunidade de acompanhar de perto atividades de alguns setores da UFV. A visita realizada no mês de setembro teve como objetivo proporcionar aos estudantes complementação de componentes curriculares na parte de apicultura, agrostologia, avicultura, agricultura geral, bovinocultura, caprinocultura, solos e zoologia.

Um dos responsáveis pela visita à UFV foi o professor Júlio Cláudio Martins, egresso do PPG em Entomologia. Docente no IF Baiano desde 2013, Júlio destaca que além da complementação curricular, “a visita propiciou aos alunos conhecer a UFV, que possui uma estrutura de cursos nas áreas de ciências agrárias e biológicas, que se relacionam com a formação deles, que são alunos do curso técnico integrado ao ensino médio e subsequente ao ensino médio em Agropecuária”.

No período de 11 a 14 de setembro, o grupo visitou setores da zootecnia (avicultura, caprinocultura, agrostologia e bovinocultura), vale da agronomia, museu de zoologia, museu de solos e apiário. De acordo com o professor Júlio, a visita atendeu todas as expectativas. Ele acredita que o que mais chamou a atenção dos seus alunos foi “a UFV em si, com toda a sua estrutura predial e de equipamentos, e a receptividade e atenção dos professores que nos atendeu. Muitos dos alunos, que na maioria são alunos de nível de ensino médio, vislumbraram a perspectiva de irem estudar na UFV futuramente” – comenta.

DSC08395Professor Weyder Santana explica aos alunos do IF Baiano temas relacionados à apicultura.

Egresso do PPG em Entomologia, o docente do IF Baiano lamenta que seus alunos não tenham conhecido outros setores do Departamento de Entomologia, além do apiário. “Na visita ao apiário, destaco o empenho, disponibilidade e interesse do professor Weyder Santana em nos atender. Também destaco o interesse do professor Eugênio Oliveira para que pudéssemos visitar não somente o apiário, mas o Departamento de Entomologia como um todo. Pena que não tivemos tempo e oportunidade”.

Mais alguns momentos da visita ao apiário:

Experiência docente

O professor Júlio se graduou em Agronomia na UFV, em 2006. Na sequência, fez mestrado (2008) e doutorado (2012) em Entomologia. Ele seguiu no pós-doc no Departamento de Entomologia por um ano, até ingressar como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas. “A minha formação geral do curso de Agronomia e específica em Entomologia contribui para o melhor desempenho das minhas atividades docentes, pois tenho atuado não somente em disciplinas referentes à área específica de formação”.

Júlio ainda destaca que “outro ponto interessante é a experiência prévia. Quando ainda no mestrado e doutorado, pude atuar como professor de entomologia quando o mesmo não poderia estar presente. Além disso, a experiência e a convivência com os professores da Entomologia contribuíram muito para entender um pouco as dificuldades e desafios de atuar em uma instituição de ensino, pesquisa e extensão pública. Além da convivência em grupo, especialmente, quando se tem pessoas de diversas formações, formas de pensar diferentes, vaidades, que é um desafio muito grande em um ambiente de trabalho. Na UFV fui monitor do curso de pós-graduação Lato Sensu e do mestrado profissional, isso me propiciou a experiência para atuar em cursos de pós-graduação que temos no IF Baiano e também na atividade administrativa que exerço atualmente, que é a coordenação do curso técnico em Florestas”.